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Mídia

Facebook lança app de foto similar ao Instagram

Depois de investir US$ 1 bilhão na aquisição de um dos mais populares apps de fotografias, a rede anuncia serviço equivalente


25 de maio de 2012 - 9h45

Qual é o motivo do Facebook gastar US$ 1 bilhão para comprar o app Instagram para, em seguida, lançar seu próprio app de fotos, o Facebook Camera (que ainda não está disponível no Brasil), com recursos bastante semelhantes aos do app adquirido? E, ainda, por que teria comprado também o LightBox, um outro app de compartilhamento de fotos móveis para o Android? O foco nas fotos tem a ver com um problema sério do Facebook: o usuário da rede a acessa cada vez mais pelos dispositivos móveis (smartphones e tablets), que são livres dos anúncios dos acessos fixos, o que os tornam, automaticamente, em não-geradores de receita. Portanto, a tendência é que os apps do Facebook sejam cada vez mais móveis ao invés de ficarem limitados à internet fixa.

O outro motivo da investida no ramo de fotos é que o Facebook popularizou a capacidade do usuário de marcar as pessoas nas fotos e compartilhar pela rede, o que estabeleceu um padrão de comportamento. Mas, a rede deixou de evoluir e, com o surgimento de apps como o Instagram, teve que evoluir e, por isso, adicionou funcionalidades como os filtros, agora presentes no app Camera, e também outros pequenos recursos de edição que apps concorrentes já têm desde o nascimento.

Um artigo do Advertising Age sugere que o Facebook deve ir além e olhar para outras startups como o Cinemagr.am, que faz fotos animadas (Gifs), recurso ignorado pela rede e reclamado pelos usuários há muito tempo. No Tumblr, por exemplo, os gifs fazem muito sucesso. Outras potenciais aquisições apontadas pelo Advertising Age são os apps Stipple, Luminate, Dro.pt e ThingLink, com diferentes níveis de interatividade e funcionalidade, todos baseados em manipulações a partir de uma imagem estática. O Stipple e o ThingLink permitem, ainda, que o usuário marque as fotos com músicas, ferramentas de compartilhamento, vídeos e até mesmo com links comerciais que podem direcionar para o iTunes e Amazon, por exemplo. O Dro.pt é um app focado em moda e o Luminate ajuda anunciantes e editores a construir conteúdos específicos para as imagens.

O app Camera, portanto, é um passo pequeno do Facebook num mercado dominado pelo Instagram e por uma dezena de outros apps que oferecem filtros e uma série de recursos de edição para fotos. E, ao mesmo tempo, é uma contradição, já que o próprio Instagram deve ser gradativamente assimilado pelo Facebook. Por ora, a rede de Mark Zuckerberg tem mostrado sinais de que os questionamentos sobre receitas e potencial futuro são mais realistas do que as pessoas gostariam que fossem.

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