Faturamento publicitário do YouTube cai no final de 2022
Plataforma de vídeos do Google angariou US$ 7,96 bilhões no último trimestre do ano passado, valor 8% menor do que no mesmo período de 2021
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Meio & Mensagem
3 de fevereiro de 2023 - 14h33
Do Ad Age
A arrecadação de receitas publicitárias do Google sofreu impacto no quarto trimestre de 2022, sobretudo pelo declínio de 8% no faturamento publicitário do YouTube, que, no período, angariou US$ 7,96 bilhões com anúncios.
Os resultados financeiros da companhia, que pertence à Alphabet, foram divulgados nos Estados Unidos nessa quinta-feira, 2.
Foi o segundo trimestre consecutivo em que a receita com anúncios no YouTube diminuiu. O resultado publicitário reflete a queda na demanda que muitas plataformas digitais experimentaram no último trimestre do ano.
Nesta semana, a Meta e o Snap também apresentaram desaceleração no faturamento publicitário e divulgaram previsão de que o primeiro trimestre de 2023 será uma fase de pressão no mercado.
A área de buscas do Google também registrou queda de faturamento publicitário no último trimestre do ano passado. No período, a plataforma arrecadou US$ 42,6 bilhões com publicidade em seu buscador, uma queda de 2% na comparação com o mesmo período de 2021.
Além da desaceleração nos resultados, o Google enfrenta outra situação delicada nos Estados Unidos. Oito estados do país processaram a plataforma, na semana passada, alegando monopólio da empresa no setor de publicidade digital.
A área de buscas da empresa, que é responsável pela maior parte do faturamento, também pode estar em meio à ameaça de novos entrantes no mercado, como o ChatGPT.
Na quinta-feira, 2, em uma conferência com analistas, executivos do Google falaram sobre os avanços na área de inteligência artificial, tema também abordado pela Meta durante sua apresentação de resultados, feita na quarta-feira, 1. As duas companhias estão apostando em inteligência artificial para melhorar o desempenho de suas plataformas de marketing, particularmente em torno do e-commerce.
Phillipp Schindler, chief business officer do Google, delineou a estratégia do YouTube para o Shorts e para a TV conectada. Segundo Schindler, o YouTube registrou a marca de 50 bilhões de views por dias no Shorts, no último trimestre de 2022.
“Estamos focados, primeiramente, em ampliar o Shorts; em segundo lugar, acelerar o engajamento em telas grandes; em terceiro, investir em ofertas de assinaturas e, em quarto lugar, criar esforços de longo-prazo para tornar o YouTube um local mais shoppable”, declarou.
O Google reconheceu os desafios que enfrenta diante de um maior compromisso com a eficiência. Em janeiro, a Alphabet anunciou o corte de 12 mil funcionários, o que representa 6% de sua força de trabalho global, na maior demissão de sua história.
Outras grandes empresas de tecnologia fizeram cortes em escala similar. A Meta também prometeu estruturar uma empresa mais enxuta e eficiente.
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