Google conecta IA e buscas em novos recursos para anúncios
Companhia vai usar inteligência artificial para ampliar alcance nas buscas e oferecer soluções de agentes no Google Ads e Analytics
Google conecta IA e buscas em novos recursos para anúncios
BuscarGoogle conecta IA e buscas em novos recursos para anúncios
BuscarCompanhia vai usar inteligência artificial para ampliar alcance nas buscas e oferecer soluções de agentes no Google Ads e Analytics
Taís Farias
21 de maio de 2025 - 13h00
Nesta quarta-feira, 21, o Google realiza o evento anual Google Marketing Live com os principais anúncios da companhia em anúncios e ferramentas de marketing. No ano passado, a inteligência artificial já tinha norteado grande parte das atualizações da companhia e, em 2025, não foi diferente. A companhia destacou o impacto da IA nas buscas online.
Agentes vão ajudar em tarefas que vão desde a criação de campanhas até relatórios, solução de problemas e apontar proativamente insights e tendências (Crédito: JRDes/Shuttetstock)
Em uma apresentação prévia para a imprensa, Dan Taylor, VP global de Google Ads, contou que o tempo das pessoas online segue crescendo e é multimodal. Ou seja, cada vez mais, as pessoas pesquisam, compram, navegam e acompanham streaming ao mesmo tempo.
“A inteligência artificial está ajudando a mudar como as pessoas buscam informações. As pesquisas estão se tornando mais complexas, longas e conversacionais”, explica Taylor. Ao mesmo tempo que essa mudança de comportamento exige adaptações nas respostas de marketing, ela também dá insumos para que o Google aperfeiçoe suas ferramentas.
Segundo o VP global de Google Ads, a fusão entre buscas e IA estaria ajudando a companhia a chegar mais perto da máxima descrita pelo cofundador do Google, Larry Page: “O motor de busca perfeito entenderia exatamente o que você quer dizer e devolveria exatamente o que você deseja”.
Nesse contexto, a companhia anunciou atualizações na oferta criativa para os anunciantes com base nos modelos de geração de vídeo e imagem, Veo e Imagen. A proposta é levar esses recursos para o Google Ads e no Merchant Center para que os profissionais de marketing possam criar campanhas com mais facilidade.
As features incluem a possibilidade de transformar imagem em vídeos e o AI outpainting que expande os vídeos para além dos seus quadros originais. Dessa forma, seria possível, por exemplo, criar vídeos com os produtos dos anunciantes em movimento. A companhia também pretende centralizar todas as ferramentas criativas em um espaço, o Asset Studio, que chegará em breve ao Google Ads.
A companhia também está ampliando os anúncios na IA overview, ferramenta do Google que responde pesquisas usando inteligência artificial no topo da página de buscas e lista fontes. Segundo a plataforma, os anúncios aparecem quando são relevantes para o tema pesquisado com o rótulo “Patrocinado”.
Anúncios no AI Overview ganham novos mercados (Crédito: Divulgação)
A partir de hoje, essa categoria de anúncios será ampliada para desktops nos Estados Unidos e, até o final do ano, chegará em inglês para países selecionados como Índia, Canadá, Filipinas, Paquistão, Nigéria, Malásia, Singapura, Quênia e Indonésia, em mobile e desktop.
Nos Estados Unidos, o Google também está começando a testar anúncios no AI Mode, ferramenta em fase experimental que visa potencializar os resultados das pesquisas com inteligência artificial, criando uma página separada para fornecer respostas mais detalhadas sobre o tema principal. O recurso foi anunciado em março.
No início do mês, a companhia já havia anunciado globalmente o AI Max, um conjunto de recursos com tecnologia de inteligência artificial para ampliar o alcance de campanhas na busca. Agora, a plataforma avança nesse sentido com o lançamento do Smart Bidding Exploration.
Na prática, a ferramenta busca pesquisas menos óbvios e potencialmente de alto desempenho para que os anunciantes apareçam em mais momentos em que as pessoas estão pesquisando e descobrindo informações. O recurso está sendo testado em beta globalmente.
De olho no avanço das experiências conversacionais, a companhia planeja trazer recursos de agentes de IA mais amplos para os clientes no Google Ads e Google Analytics. A proposta é que eles ajudem os profissionais em tarefas que vão desde a criação de campanhas até relatórios, solução de problemas e apontar proativamente insights e tendências.
A ferramenta está em beta globalmente. O Google está desenvolvendo ainda o Consultor de Marketing, um agente que reside no navegador Chrome e é projetado para ajudar os anunciantes a gerenciarem tarefas em diferentes individuais. O consultor será logado na conta Google e em campanhas Google Ads para que ele entenda metas individuais e a melhor forma de alcançá-las.
Compartilhe
Veja também
Dia TV reforça grade para atrair público e ganhar mais atenção das marcas
Com 21 programas nesta temporada, TV digital terá, entre as novidades, atração de Camila Fremder e Jana Rosa e retomada da transmissão da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Google vai inserir um chatbot conversacional nas buscas
Ferramenta anunciada durante o Google I/O, na Califórnia, permite que usuários façam perguntas a partir das buscas e obtenham respostas mais abrangentes