Grupo lusitano quer relançar revista Gula no Brasil
Essência do Vinho, que produz conteúdo especializado em Portugal e mais 15 países, adquiriu marca focada em gastronomia e enofilia
Grupo lusitano quer relançar revista Gula no Brasil
BuscarGrupo lusitano quer relançar revista Gula no Brasil
BuscarEssência do Vinho, que produz conteúdo especializado em Portugal e mais 15 países, adquiriu marca focada em gastronomia e enofilia
Igor Ribeiro
4 de fevereiro de 2020 - 6h00
O Grupo Essência do Vinho, uma das principais empresas a produzir conteúdo editorial e eventos sobre o universo gastronômico em Portugal e com atuação em outros 15 países, anunciou a aquisição da marca brasileira Gula. A intenção é relançar a revista homônima, que deixou de circular em 2018, junto a uma plataforma que incluirá prêmios, feiras e festivais.
A compra foi formalizada em janeiro e a ideia é voltar com a marca no próximo semestre, nos mercados brasileiro e português. São sócios na operação os diretores da Essência do Vinho, Nuno Botelho e Nuno Pires, e dois jornalistas brasileiros. Alexandre Lalas foi colunista do Jornal do Brasil, colaborador da Adega e crítico da Revista de Vinhos, publicação do grupo português, além de ter passado pela própria Gula, em sua versão mais recente. Miguel Icassatti também colabora para o Essência do Vinho, além de ter passado por Veja Comer & Beber, Estadão e Playboy, entre outros. Também volta à publicação, porém como colunista, J.A. Dias Lopes, um dos principais nomes da crítica gastronômica brasileira e um dos fundadores da Gula.
A presença de fortes marcas no mercado brasileiro nos segmentos em que a Gula quer voltar a competir não desanima os sócios. “Quanto mais marcas estiverem trabalhando por esse segmento, mais ele vai crescer”, diz Miguel Icassatti. Além da Prazeres da Mesa, ele cita a ProWine, maior feira de vinhos do mundo, que anunciou a realização de uma edição brasileira em outubro próximo. “O consumo de vinhos, as escolas e cursos, a formação de novos especialistas, o interesse do grande público, são todos fatores que acreditamos que gera essa demanda. Estamos na era dos chefs, é algo crescente, com reality shows, programas de TV e profissionais renomados divulgando as diversas culturas da gastronomia brasileira. Admiramos o trabalho da Prazeres da Mesa, o Ricardo Castilho (diretor editorial e sócio fundador) foi meu chefe e é meu amigo. Mas acreditamos que há essa oportunidade para uma outra marca.”
O plano é trabalhar intensamente as plataformas digitais e fazer do impresso um produto premium, de acabamento gráfico sofisticado e circulação mais espaçada, no Brasil e em Portugal. “Lá o impresso ainda é muito forte, vende-se muito jornal e só no segmento de vinho há duas revistas no mercado. E com a Gula vamos apostar muito na valorização da gastronomia brasileira na Europa”, diz Miguel.
Os sócios têm se reunido em Portugal para definir estratégias para o relançamento, incluindo o Prêmio Gula, que foi um dos mais prestigiados do segmento no Brasil. Apesar da participação de sócios estrangeiros, a empresa que vai gerir a marca será constituída no Brasil. Em sua versão mais recente, a Gula estava com a Editora Preta, do empresário André Tanure, até ser adquirida pela Gema Custom Mags em 2015, encerrando circulação e atualização em plataformas três anos depois. Os novos sócios não informam o valor investido na compra da marca.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King