Globo: mais ousadia e flexibilidade
Carlos Henrique Schroder detalha a disposição da emissora em experimentar para ampliar seu portfolio de conteúdo
Carlos Henrique Schroder detalha a disposição da emissora em experimentar para ampliar seu portfolio de conteúdo
Meio & Mensagem
3 de abril de 2014 - 12h40
Atualizada às 16h10
Experimentar e arriscar são os dois verbos que devem nortear as estratégias da Globo neste ano. Imbuída da missão de surpreender constantemente o público, a emissora líder do País declara estar vivenciando uma fase mais criativa e ousada – valores trazidos pela nova gestão, que vêm coordenando a Globo desde o início do ano passado.
“Arriscar é uma tarefa constante neste novo momento da Globo”, frisou Carlos Henrique Schroder, em coletiva de imprensa realizada na sede da emissora, na manhã desta quinta-feira, 3, em São Paulo. No encontro, o diretor geral da Globo detalhou os planos da emissora em relação à grade de programação, que foi apresentada à imprensa e convidados no evento Vem Aí, realizado em São Paulo na noite anterior – quarta-feira, 2.
O executivo da emissora contou que, para melhor planejar e avaliar aquilo que é colocado na tela, foram criados cinco fóruns de discussão para os principais produtos de entretenimento da casa: séries, variedades, humor, novelas e formatos em geral. Cada um desses fóruns realiza reuniões mensais, das quais participam um grupo, entre oito e dez pessoas, formado por autores, diretores e atores da casa.
“O fórum de séries é que o está mais avançado. Dele já extraímos importantes estratégias, como a de aumentar a quantidade de produtos da faixa nobre, após a novela das 21h”, explica Schroder. Segundo ele, em 2013, a Globo exibiu 12 atrações no bloco entre a trama das 21h e o jornal da Globo. Neste ano, serão 16 atrações. Séries mais curtas, programas de humor e até mesmo o The Voice Brasil foram encaixados nessa faixa. “O desempenho dessas atrações mostrou que é permitido ousar e inserir produtos com duração e estilos diferentes”, destacou.
Embora exista a pressão para sustentar a posição de líder isolada, o diretor-geral da Globo revela que a audiência nem sempre é prioridade no desenvolvimento dos novos produtos. “Itens como relevância, repercussão e qualidade vêm em primeiro lugar. Se colocarmos metas de audiência podemos atrapalhar o desenvolvimento de algumas atrações e coloca-las em uma posição muito injusta”, avalia Schroder.
Um dos experimentos que serão testados este ano na grade da Globo é a veiculação de tramas mais curtas no horário das 18h. Schroder explicou que, por diversas questões externas – como o horário de verão, por exemplo – a primeira faixa de novelas da Globo estava sendo prejudicada e que, por isso, houve a opção por fazer tramas mais curtas, com cerca de 100 capítulos (as novelas convencionais tem em torno de 200). Meu Pedacinho de Chão, que estreia no próximo dia 7, será a primeira a testar o formato.
Com cenários e personagens lúdicos e coloridos, a trama é esteticamente bem diferente das que a Globo costuma exibir as 18h. Embora frise que não é este o público-alvo principal, o diretor geral admite que Meu Pedacinho de Chão tem chance de atrair uma audiência infanto-juvenil. Essa será a primeira novela das seis que contará com a participação de Antonio Fagundes, um dos maiores astros do elenco da casa, o que demonstra a importância do projeto para a emissora.
Schroder comentou também sobre a nova marca da Globo, apresentada durante o Vem Aí. O tradicional símbolo da emissora será branco, com a área interior colorida e faixas que ficam em constante movimento. O projeto demandou um ano de estudos e irá acompanhar toda a comunicação da emissora, desde vinhetas e chamadas até passagens, cenários e carros de reportagem.
A reformulação da marca é o primeiro grande projeto em comemoração aos 50 anos da Globo, que serão completados em abril de 2015. Ao longo dos próximos meses, novos projetos e estratégias em torno da celebração de meio século de emissora serão apresentados.
Colaborou Bárbara Sacchitiello
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King