Mídia

Meta firma acordo com veículos para expandir conteúdo em IA

Big tech anuncia parceria com veículos como CNN e Fox News para ampliar a oferta de conteúdo em tempo real fornecida pela sua solução de inteligência artificial

i 8 de dezembro de 2025 - 10h49

A partir de agora, o assistente de inteligência artificial (IA) da Meta contará com conteúdos de veículos jornalísticos como CNN, Fox News, Le Monde, People, USA Today, Daily Caller e The Washington Examiner.

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Movimento da Meta acontece a medida em que se acirra a concorrência em IA no mercado (Crédito: Sugengsan/Shutterstock)

A integração é parte de um acordo firmado com as empresas para ampliar a oferta de conteúdo em tempo real em suas plataformas, como Instagram e WhatsApp, indica a agência de notícias France-Presse.

De acordo com a big tech, a parceria permitirá que os usuários acessem fontes de conteúdo mais diversas e recebam os links dos sites para que se aprofundem nas temáticas. A empresa pretende firmar mais acordos do tipo para desenvolver novos recursos frente à concorrência com players como Google e OpenAI.

O movimento ainda é parte de uma estratégia para tornar sua solução de IA “mais responsivo, preciso e equilibrado”, ao mesmo tempo que atende a um gargalo que a tecnologia ainda caminha para solucionar que é, justamente, a atualização em tempo real das informações.

Desde a ascensão os chatbots de IA, o jornalismo vem enfrentando questões relacionadas ao tráfego e direitos autorais.

Uma pesquisa desenvolvida Authoritas e enviada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pelas organizações Foxglove, Artigo 19 e Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) e pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, indica que a versão IA da busca do Google, batizada de IA Overviews, derruba em pelo menos 20,6% o tráfego de veículos de notícias no Brasil.

De acordo com a reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, o Google não comentou a pedido. Em um texto apontado pela assessoria de imprensa da companhia, uma executiva aponta que o volume total de cliques orgânicos da busca manteve uma estabilidade relativa em relação a 2024. O Google lançou a funcionalidade nos Estados Unidos em agosto de 2024.

A perda de audiência se dá, sobretudo, pelas informações fornecidas ao usuários no momento em que realizam uma busca. Ainda que os links estejam indicados, o próprio resumo já atende às necessidades do usuário, não havendo, assim, a necessidade do clique.

Os direitos autorais também estão em pauta. Na última semana, o The New York Times comunicou que está processando a Perplexity AI pela violação de direitos autorais ao utilizar conteúdos do veículo para o desenvolvimento de um mecanismo de busca alimentado por IA. Em 2023, o norte-americano também processo a OpenAI e a Microsoft pelo uso de matérias para treinar os sistemas do ChatGPT.