Assinar

Milton Gonçalves: história na TV e no Cannes Lions

Buscar

Milton Gonçalves: história na TV e no Cannes Lions

Buscar
Publicidade
Mídia

Milton Gonçalves: história na TV e no Cannes Lions

Ator de 88 anos morreu nesta segunda-feira, 30; seu último trabalho na Globo foi no papel do Papai Noel no especial Juntos A Magia Acontece, que ganhou Leão de Ouro no festival de criatividade


30 de maio de 2022 - 17h02

Com 88 anos de idade – e uma trajetória de mais de 60 anos no teatro, televisão e cinema – o ator e diretor Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira, 30, no Rio de Janeiro, por complicações de saúde causadas por um AVC.

 

Último trabalho do ator na Globo foi o especial Juntos a Magia Acontece, que rendeu Leão de Ouro em Entertainment em Cannes (Crédito: Felipe Nahon/GShow)

Nascido na cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, Milton fez parte do primeiro grupo de atores do elenco da Globo, logo no início da formação da emissora. Estrou no canal no seriado Rua da Matriz e, logo em seguida, fez a novela Rosinha do Sobrado.

Nas décadas seguintes, participou de muitas novelas e outras obras da teledramaturgia e também trabalhou como diretor na Globo, função que estreou em 1970, na novela Irmãos Coragem.

Foi o primeiro brasileiro a participar, como apresentador, do Emmy Internacional, em 1986, quando anunciou os indicados e vencedores da categoria Melhor Programa Infantil. Naquele ano, Milton foi indicado ao Emmy por conta do personagem Pai José, na novela Sinhá Moça.

No cinema, participou de mais de 50 filmes, entre eles O Beijo da Mulher Aranha, O Que é Isso, Companheiro? Carandiru e Segurança Nacional. Neste último, interpretou, pela primeira vez, o papel de um presidente negro do Brasil.

“O ator e diretor que alçou os mais altos voos despede-se hoje da vida, com a serenidade e a grandeza de quem, mesmo com tantos percalços, trilhou uma vitoriosa caminhada na dramaturgia de um Brasil que se acostumou a se emocionar com ele e aprendeu a reverenciá-lo”, diz a Globo, em comunicado sobre a morte do artista.

Papai-Noel prêmio em Cannes

Além dos diversos papeis importantes nas novelas e filmes, Milton Gonçalves foi protagonista do projeto televisivo que rendeu o primeiro Leão de Ouro da Globo no Cannes Lions, o principal festival internacional de criatividade do mundo.

Em 2019, a Coca-Cola, a emissora e a agência de publicidade WMcCann se uniram na criação do especial natalino Juntos a Magia Acontece, um branded content da Coca-Cola, que contava a história de Orlando, um aposentado que se transformava no Papai Noel para sua família naquele Natal. O especial foi elogiado por ter colocado um ator negro para interpretar o personagem natalino e conquistou, em 2021, o Leão de Ouro na categoria Entertainment.

No comunicado a respeito da morte do ator e diretor, a Globo destaca uma fala de Milton Gonçalves acerca do papel. “Estar aqui e fazer esse personagem me emociona. É uma batalha de muitos anos, de séculos. A gente tem que eliminar o medo, tem que batalhar. Vou fazer o melhor Papai Noel que eu puder”, declarou. Esse foi o último papel de Milton Gonçalves na Globo.

O ator era viúvo e deixa três filhos e dois netos. Atualmente, pode ser visto no ar no Vale a Pena Ver de Novo, na reprise da novela A Favorita.

Publicidade

Compartilhe

Veja também