Netflix ultrapassa HBO em assinantes
House of Cards colaborou, trazendo aproximadamente dois milhões de assinantes desde seu lançamento
House of Cards colaborou, trazendo aproximadamente dois milhões de assinantes desde seu lançamento
Igor Ribeiro
24 de abril de 2013 - 11h32
Em fevereiro a Netflix lançou sua série House of Cards com pompa. Afinal, foi dirigido e produzido pelo cineasta David Fincher – aclamado por filmes como Seven, Clube da Luta, O Estranho Caso de Benjamin Button e A Rede Social – e havia no elenco atores populares, como Kevin Spacey e Robin Wright. Na ocasião, o diretor de conteúdo da empresa, Ted Sarandos, disse à revista GQ que o objetivo do lance era “se tornar a HBO antes que HBO virasse a Netflix”. Missão cumprida.
Segundo o balanço de primeiro trimestre, a empresa fechou março com 29,2 milhões de assinantes nos EUA – 500 mil a mais que a HBO. House of Cards colaborou, trazendo aproximadamente dois milhões de assinantes desde seu lançamento. Lançou recentemente o seriado de ficção Hemlock Grove, atraindo ainda mais consumidores. E anunciou que vai colocar no ar em breve a quarta temporada, também em exclusividade, da série Arrested Development, que fazia sucesso na Fox e foi interrompida sem maiores explicações.
“Estamos investindo muito em marketing, social media, produção de conteúdo e outras estratégias de negócios”, diz Gabriel Nava, gerente global de mídias sociais da Netflix, ao Meio & Mensagem. Segundo o executivo, havia expectativa de crescimento, mas a rapidez com que aconteceu surpreendeu toda a diretoria.
Após uma medida impopular de aumento de preços há um ano e uma pequena queda de mercado no acumulado de 2012, as ações da empresa subiram cerca de 20% neste trimestre (atingindo seu ápice de 12 meses na terça 23, com alta de 24% e US$ 217,10 a cota) e a receita cresceu 18%, chegando a US$ 1,02 bilhão, US$ 7 milhões acima do previsto.
“Ficamos felizes que isso tenha resultado em novos clientes e na expansão da marca, pois não se trata somente se popularizar um produto, mas fazer bom conteúdo e ganhar assinantes fieis”, comemora Nava. Ele se refere à previsão de alguns analistas, que não haviam se entusiasmado com o crescimento da base de consumidores após o anúncio de House of Cards, em fevereiro, pensando que eles aproveitariam o mês gratuito e depois de assistir a série cancelariam a assinatura. Mas não foi isso o que aconteceu.
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