Fidelização no varejo se dá por preços competitivos e variedade
O relatório RPI, divulgado pela Dunnhumby, revela os dez varejistas melhores avaliados pelos consumidores

65% das pessoas apontam variedade e preço baixo como fatores para fidelização do varejo (Créditos: Divulgação)
O varejo brasileiro em 2025 tem enfrentado um cenário misto, com quedas e aumentos mês a mês. O IBGE tem divulgado mensalmente dados que indicam uma desaceleração moderada no setor varejista brasileiro — reflexo de diversos fatores, entre eles a mudança no comportamento do consumidor, que está mais conectado, seletivo e exigente.
A quarta edição do relatório RPI (Retail Preference Index), divulgado pela Dunnhumby, ouviu mais de 6 mil compradores de supermercados em todo o país, e revelou que a fidelização no varejo se dá por promoções e preços competitivos (34%) e variedade de produtos (31%).
A pesquisa avaliou os varejistas com base em cinco pilares estratégicos: preço, promoções e recompensas; sortimento; experiência digital; operações; e excelência operacional. As empresas foram ranqueadas com base nesses fatores, e aquelas que ofereceram a melhor proposta de valor na percepção dos consumidores ficaram melhor posicionadas.
Entre os destaques desse grupo estão Amazon, Assaí Atacadista, Bahamas, Condor, Supermercados Guanabara, Mart Minas, Mercado Livre, Mundial, Supermercado Nordestão, Savegnago e Zaffari. Segundo o relatório, esses varejistas conseguiram construir um posicionamento que equilibra bem preço e qualidade, gerando conexão emocional, confiança e maior lealdade por parte dos clientes.
O levantamento também mostra que esses varejistas concentram uma parcela maior da carteira dos consumidores e apresentam uma taxa de crescimento mais consistente ao longo do tempo – reflexo direto da fidelidade conquistada.
O consumidor brasileiro atual não está apenas atrás de promoções extraordinárias: ele quer uma equação que entregue a melhor economia, com a maior variedade e qualidade.
Nesse cenário, não existe uma fórmula de bolo. As redes que lideram o ranking apresentam propostas de valor distintas — o que dá aos varejistas a oportunidade de se destacarem à sua maneira, desde que entendem o próprio público e atinjam o equilíbrio da equação de valor gerado, diz a pesquisa.