OpenAI prepara plataforma de empregos voltados à IA
OpenAI pretende facilitar a busca por talentos capacitados em inteligência artificial e ainda anuncia expansão de plataforma para certificar candidatos
A OpenAI está desenvolvendo uma plataforma de empregos, de acordo com postagem no blog da empresa assinada pelo CEO de aplicativos Fidji Simo.

OpenAI anuncia o desenvolvimento de plataforma de empregos (Crédito: Photoagency/Shutterstock)
A ferramenta funcionará como um hub de talentos com conhecimento em inteligência artificial, reunindo candidatos de todos os níveis e empresas com vagas abertas. Segundo Simo, a plataforma também contará com um canal para que pequenos negócios e governos locais encontrem colaboradores capacitados em IA.
Como pano de fundo, a OpenAI reconhece o cenário de disrupção alavancado pela IA, sobretudo no mundo do trabalho, em que a discussão sobre a substituição de determinadas funções e o impacto da tecnologia sobre os setores segue aquecida.
“Na OpenAI, não podemos eliminar essa disrupção. Mas o que podemos fazer é ajudar mais pessoas a se tornarem fluentes em IA e conectá-las a empresas que precisam de suas habilidades, para oferecer a elas mais oportunidades econômicas”, indica o texto. A companhia já trabalha junto a organizações nos Estado Unidos, como Walmart, John Deere, BCG e Accenture, para maximizar as oportunidades que a IA proporciona.
O novo serviço pode ser semelhante ao LinkedIn, que pertence à Microsoft, principal investidora da OpenAI. A data de lançamento, contudo, ainda não foi divulgada.
Além da plataforma, a empresa irá fornecer certificações que de fato comprovem o conhecimento do candidato acerca do trabalho com a IA por meio da OpenAI Academy, lançada no início deste ano. O espaço de aprendizagem on-line é gratuito, e destinado a diversos níveis de fluência na tecnlogia, desde a base.
Os anúncios são alguns dos esforços para expandir a alfabetização em IA, parte do compromisso da companhia firmado com o governo dos EUA. O intuito é certificar 10 milhões de norte-americanos nos próximos cinco anos.
Em junho, a OpenAI apresentou uma iniciativa focada na Casa Branca, a fim de otimizar o trabalho de funcionários públicos. O projeto oferece acesso aos seus modelos conversacionais, incluindo o ChatGPT Enterprise e ChatGPT Gov., e modelos personalizados para segurança nacional, mas com limitações, por exemplo.