Os passos de internacionalização do Porta dos Fundos
CEO da produtora fala sobre as adaptações dos roteiros para o contexto da Polônia, mercado onde a produtora estreou, pelo canal
Os passos de internacionalização do Porta dos Fundos
BuscarOs passos de internacionalização do Porta dos Fundos
BuscarCEO da produtora fala sobre as adaptações dos roteiros para o contexto da Polônia, mercado onde a produtora estreou, pelo canal
Bárbara Sacchitiello
25 de fevereiro de 2022 - 6h00
Há alguns dias, o Porta dos Fundos anunciou que suas esquetes de humor começariam a seriam exibidas no canal Comedy Central da Polônia, como parte de seu processo de internacionalização. A produtora, que faz parte da Viacom no Brasil, já havia dado seu primeiro passo em outros mercados em 2019, quando lançou vídeos no México.
Agora, para o público polonês, o grupo preparou 72 esquetes, gravadas com atores locais. As histórias foram adaptadas das produções que o grupo já realizou no Brasil. A primeira delas, chamada “Backdoor – wyjście awaryjne” (“Saída de emergência”, em polonês), estreou nesta semana. As demais serão lançadas semanalmente, no canal de TV local.
Levar o humor para mercados internacionais, contudo, não é uma tarefa tão simples, uma vez que parte da essência do Porta dos Fundos está calcada nas piadas com situações do cotidiano, em contextos que fazem sentido, por exemplo, para quem vive no Brasil. Para o projeto de internacionalização da produtora, então, garantir que o contexto do texto humorístico fosse preservado ao mesmo tempo em que abrisse espaço para que a cultura local aparecesse eram premissas importantes, na visão do CEO do Porta dos Fundos, Christian Rôcas (o Crocas).
“Temos um playbook bem extenso com todos os guidelines de cara área das nossas etapas de produção, desde roteiro, cenário, figurino, direção, pós, thumbs, arte, enfim, todas as etapas estão bem especificadas justamente para garantir o DNA do Porta dos Fundos, fundamental para o sucesso das esquetes”, acredita o CEO.
Piadas polonesas
ideia de levar o tom do humor da produtora brasileira ao leste europeu partiu do time da Viacom International Studio, que representa comercialmente o Porta dos Fundos.
Crocas avalia que o retorno em relação aos vídeos tem sido ótimos. “Identificamos algumas semelhanças nos temas de humor, mostrando cada vez mais que nosso humor é universal”, avalia. Os projetos de internacionalização da produtora são comandados por João Vicente de Castro e Gregório Duvivier.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King