Paramount processa Warner Bros. em meio a acordo com Netflix
Empresa alega falta de transparência e exige mais detalhes financeiros sobre acordo com a gigante do streaming
Na última segunda-feira, 12, a Paramount comunicou a abertura de um processo contra a Warner Bros. Discovery (WBD) em busca de informações financeiras detalhadas nas quais se baseou a decisão de seguir com o acordo com a Netflix, anunciado ainda em dezembro.
A ação judicial foi aberta no Tribunal de Chancelaria de Delaware, nos Estados Unidos, e marca mais um capítulo no embate entre potências da mídia norte-americana e global.

Paramount segue com tentativas de adquirir a Warner Bros. Discovery (Crédito: Tada Images/Shutterstock)
A Paramount pede a disponibilização de dados financeiros para que os acionistas da WBO possam tomar a decisão de qual oferta seria melhor para o futuro da empresa.
Na semana passada, a WBD se comprometeu com a transação junto à gigante do streaming norte-americana. A fusão que garante à Netflix os estúdios de cinema e televisão da Warner Bros., HBO Max e HBO deverá ser concluída em 12 a 18 meses.
Ainda em dezembro, o conselho da Warner recomendou rejeição da oferta hostil de US$ 108 bilhões da Paramount, a sexta desde dezembro de 2023.
A Paramount enviou uma carta aos acionistas da Warner Bros. Discovery, assinada pelo presidente e diretor executivo, David Ellison, salientando a oferta superior à da Netflix e demonstrando o empenho em dar continuidade a uma oferta pública de aquisição.
“Ao tomarmos conhecimento dos termos dessa transação, que são inferiores tanto financeiramente quanto em termos de prazo e certeza de conclusão, decidimos apresentar nossa oferta diretamente a vocês, por meio de nossa oferta pública de aquisição”, escreveu.
Ellison informa que sua companhia prepara uma lista de diretores indicados para exercer direito da WBD, nos termos do Contrato com a Netflix, e concretizar um acordo. Ainda, deverá propor uma alteração aos estatutos da WBD para exigir a aprovação dos acionistas para qualquer separação da Global Networks.
Além de declarar perplexidade com o fato de que a WBD nunca ter respondido ao contato da Paramount, ainda apontou: “A WBD tem apresentado razões cada vez mais inéditas para evitar uma transação com a Paramount, mas o que nunca disse, porque não pode, é que a operação com a Netflix é financeiramente superior à nossa oferta real”.
Até o momento, contudo, a interessada não apresentou um valor superior para a aquisição abrange todas as empresas da WBD, incluindo a TV paga — a qual apontou que semana passada que o valor era praticamente “nulo”.