Pesquisa generativa do Google impacta setores de marcas, afirma estudo

Buscar

Pesquisa generativa do Google impacta setores de marcas, afirma estudo

Buscar
Publicidade

Mídia

Pesquisa generativa do Google impacta setores de marcas, afirma estudo

Levantamento realizado pela BrightEdge aponta os segmentos de health, e-commerce e B2B como os mais impactados pelas buscas impulsionadas por IA, lançadas pela big tech em 2023


19 de janeiro de 2024 - 16h53

google anunciantes

(Crédito: Casimiro PT/ Shutterstock)

Os segmentos de healthcare, e-commerce e B2B são os mais impactados pela Experiência de Pesquisa Generativa (Search Generative Experience) do Google, aponta estudo realizado pela BrightEdge.

A big tech anunciou a integração de inteligência artificial (IA) ao mecanismo de busca em maio do ano passado, junto com o lançamento da ferramenta de IA generativa Bard.

O levantamento da empresa especializada em conteúdo e SEO afirma que 84% das pesquisas realizadas no Google serão impulsionadas por IA generativa, impactando diretamente o tráfego de marcas e publishers.

O mecanismo será capaz de analisar contexto, emoções, intenções e nuances por trás da busca de cada usuário, tornando o processo mais dinâmico e conversacional.

A BrightEdge avaliou padrões de busca generativa de diferentes indústrias e mapeou que healthcare (76%), e-commerce (49%) e B2B (48%) são os segmentos mais afetados com a chegada da nova ferramenta que, por ora, funciona nos EUA, na Índia e no Japão. No Brasil, a ferramenta foi anunciada em novembro do ano passado.

O lançamento massivo da Experiência de Pesquisa Generativa ainda não teria ocorrido justamente porque o Google estaria avaliando como beneficiar anunciantes com estes novos recursos. Hoje, os anúncios de search representam 80% da receita do Google.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok

    Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok

    Canções da cantora estavam fora da plataforma devido a impasses em contrato de licenciamento com a Universal Music, gravadora que a representa

  • BBB 24: Seara é a marca mais mencionada na 14ª semana

    BBB 24: Seara é a marca mais mencionada na 14ª semana

    Seara, iFood, Chevrolet, Rexona e Ademicon integram o top cinco das marcas mais mencionadas na décima quarta semana do BBB 24