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Pesquisa generativa do Google impacta setores de marcas, afirma estudo

Levantamento realizado pela BrightEdge aponta os segmentos de health, e-commerce e B2B como os mais impactados pelas buscas impulsionadas por IA, lançadas pela big tech em 2023


19 de janeiro de 2024 - 16h53

google anunciantes

(Crédito: Casimiro PT/ Shutterstock)

Os segmentos de healthcare, e-commerce e B2B são os mais impactados pela Experiência de Pesquisa Generativa (Search Generative Experience) do Google, aponta estudo realizado pela BrightEdge.

A big tech anunciou a integração de inteligência artificial (IA) ao mecanismo de busca em maio do ano passado, junto com o lançamento da ferramenta de IA generativa Bard.

O levantamento da empresa especializada em conteúdo e SEO afirma que 84% das pesquisas realizadas no Google serão impulsionadas por IA generativa, impactando diretamente o tráfego de marcas e publishers.

O mecanismo será capaz de analisar contexto, emoções, intenções e nuances por trás da busca de cada usuário, tornando o processo mais dinâmico e conversacional.

A BrightEdge avaliou padrões de busca generativa de diferentes indústrias e mapeou que healthcare (76%), e-commerce (49%) e B2B (48%) são os segmentos mais afetados com a chegada da nova ferramenta que, por ora, funciona nos EUA, na Índia e no Japão. No Brasil, a ferramenta foi anunciada em novembro do ano passado.

O lançamento massivo da Experiência de Pesquisa Generativa ainda não teria ocorrido justamente porque o Google estaria avaliando como beneficiar anunciantes com estes novos recursos. Hoje, os anúncios de search representam 80% da receita do Google.

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