Mídia

Priscyla, da Microsoft: empatia é habilidade indispensável

Em entrevista exclusiva ao Meio & Mensagem, executiva fala sobre gestão e estratégias para o Brasil

i 14 de janeiro de 2026 - 6h03

Este mês, a presidente da Microsoft Brasil, Priscyla Laham, completou um ano à frente da empresa.

A Microsoft está no meio de um investimento no País, o mais alto feito até então.

Microsoft: investimentos de R$ 14,7 bilhões no Brasil

Em setembro de 2024, Satya Nadella, presidente global da Microsoft, veio ao Brasil para anunciar R$ 14,7 bilhões em investimentos, o maior da história da empresa no País.

Esse montante será aplicado ao longo de três anos (2024, 2025 e 2026) e destina-se principalmente à expansão da infraestrutura de nuvem (cloud computing) e inteligência artificial (IA), o que inclui a construção de data centers (dois em Hortolândia e um em Sumaré, ambos no interior de São Paulo), além da capacitação tecnológica de 5 milhões de pessoas.

Além desses detalhes, descritos na entrevista concedida ao impresso, disponível no acervo para assinantes ,Priscyla respondeu uma série de perguntas sobre si mesma e o que pensa sobre o futuro.

Meio & Mensagem – Uma tecnologia que vai dominará 2026
Priscyla Laham – Copilot, sem dúvida.

M&M – O futuro será híbrido, totalmente digital ou algo diferente?
Priscyla – Acho que é híbrido.

Carreira e habilidade

M&M – Um conselho de carreira que você sempre segue.
Priscyla – Acho que é desafiar. Desafiar o status quo. E o outro é continuar aprendendo. É pensar que as coisas mudam o tempo inteiro. A gente nunca sabe nada.

M&M – Um erro que te ensinou muito.
Priscyla – Um erro que me ensinou muito é que você tem que balançar. Na vida, você não está fazendo um sprint, é sempre uma maratona. Tem que balancear.

M&M – Uma habilidade indispensável para a próxima década
Priscyla – Acho que é empatia.

M&M – Um projeto brasileiro da Microsoft que te orgulha.
Priscyla – ConectAI, de capacitação de inteligência artificial (IA) para 5 milhões de pessoas em todo o País.

Produtividade e futuro

M&M – Um hábito diário que aumenta sua produtividade.
Priscyla – Acordar às 5 da manhã. Tomar um café. Não tenho para pensar por que, às 5 da manhã, nada está acontecendo. Tenho até às 6 da manhã somente para mim.

M&M – Um mantra ou frase que te guia?
Priscyla – Se não tiver vento, reme!

M&M – O que você acha que não vai existir em 10 anos?
Priscyla – Acho que não existirá pen drive, não existirá nada que não seja nuvem, tudo estará na nuvem, não sei existirão coisas locais.

M&M – Se não trabalhasse com tecnologia, trabalharia em quê?
Priscyla – Acho que trabalharia na indústria de consumo, talvez. Esse era o meu sonho inicial de carreira, trabalhar na indústria de consumo, porque eu sou formada em marketing. Então era natural. Como acabei fazendo estágio na IBM, entrei no mundo de tecnologia, me apaixonei e nunca mais saí. Não sairia hoje porque acho que a tecnologia tem um impacto na sociedade tão legal. Quando penso no meu propósito, eu, Priscyla, sentada na cadeira da Microsoft, quero fazer o Brasil mais competitivo. Não tem melhor cadeira do que a minha para ajudar, para usar a força de uma empresa de tecnologia para ajudar o País, ajudar as empresas, as pessoas.