Procon questiona operadoras de TV pelo Brasileirão 2019
Pelo fato de o Palmeiras não ter fechado acordo com o Premiere (Globosat), Fundação exige que empresas apliquem descontos na mensalidade pela ausência das partidas
Procon questiona operadoras de TV pelo Brasileirão 2019
BuscarProcon questiona operadoras de TV pelo Brasileirão 2019
BuscarPelo fato de o Palmeiras não ter fechado acordo com o Premiere (Globosat), Fundação exige que empresas apliquem descontos na mensalidade pela ausência das partidas
Bárbara Sacchitiello
4 de abril de 2019 - 18h44
A falta de acordo entre a Globosat e o Palmeiras pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no pay-per-view levou a Fundação Procon-SP a enviar uma notificação às operadoras de TV paga a respeito dos valores de assinaturas cobrados pelo pacote do Premiere.
Em nota publicada em seu portal nesta quinta-feira, 4, a Fundação Procon comunica que solicitou esclarecimentos às operadoras sobre o preço das mensalidades relativas à transmissão do Brasileirão 2019, que terá início no próximo dia 27.
Segundo a Fundação, a razão é o fato de a Globosat não ter entrado em acordo com o Palmeiras, o que impossibilitará o canal Premiere de exibir as partidas do clube paulista. Na visão do Procon, uma vez que a oferta do Brasileirão terá menos jogos do que nos anos anteriores – por conta da ausência das partidas do Palmeiras – as operadoras deveriam informar o consumidor a respeito e conceder um abatimento pelos jogos que não serão exibidos.
A jogada da Turner com o Brasileirão 2019
A situação atípica dos direitos de transmissão do Brasileirão 2019 no pay-per-view começou a se desenhar há algum tempo, quando o Palmeiras e outros clubes do futebol brasileiro fecharam um contrato com a Turner (na época, com o canal Esporte Interativo) para a transmissão de seus jogos na TV paga. Pela primeira vez, a programadora exibirá 42 jogos do Brasileirão em sua grade dos canais TNT e Space.
Esses clubes negociaram com o Grupo Globo para a liberação de seus jogos na TV aberta, sendo que apenas o Palmeiras não fechou acordo. Já no pay per view, Palmeiras e Athlético Paranaense ainda não têm acordo com a Globosat.
De acordo com o Procon, as operadoras de TV tem 48 horas para apresentar as respostas para os questionamentos da Fundação. Procurada pela reportagem, a Sky respondeu que não comentará oficialmente o assunto. Já Net/Claro, Oi e VivoTV ainda não retornaram seu posicionamento.
Direitos diferentes
A definição dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro possui acordos diferentes para cada uma das janelas de mídia. Na TV aberta (Globo) apenas o Palmeiras não acertou a negociação com a emissora. Na TV paga, a Turner possui acordo com sete dos 20 clubes que disputam a série A (Palmeiras, Ceará, Bahia, Santos, Internacional, Atlhético Paranaense e Fortaleza) enquanto os outros 13 clubes (Grêmio, Atlético Mineiro, Avaí, CSA, Flamengo, São Paulo, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Chapecoense, Corinthians e Vasco) estão acordados com o SporTV. Já no Premiere, de todos os competidores da série A, apenas Palmeiras e Athlético Paranaense não chegaram a um acordo até o momento.
Compartilhe
Veja também
Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025
Produtora quer reunir nano, micro e pequenos influencers em projetos de distribuição de conteúdo que mostre a diversidade da folia pelo Brasil
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul