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Publicidade em jornais cresce na AL

Enquanto no restante do mundo os títulos sofreram retração no faturamento, continente conseguiu ampliar as receitas dos veículos impressos em 2013


20 de outubro de 2014 - 12h35

Os jornais vêm arrecadando menos receitas com publicidade em todo o mundo. Mas, na América Latina, os veículos contrariaram essa queda e conseguiram incrementar, na média, sua captação publicitária em 2013. As informações foram extraídas do relatório anual da indústria de jornais, publicado no final da semana passada pela WAN-Ifra, a associação mundial de jornais.

Na média global, os veículos impressos sofreram uma queda de 6% no faturamento com publicidade. A América Latina foi a única região do planeta a registrar crescimento no faturamento com o meio impresso: 3,9% mais do que em 2012. A maior queda em publicidade foi registrada na América do Norte (8,7%), seguida da Europa, que teve um recuo de 8,2%.

No contexto geral, os jornais de todo o mundo movimentaram uma quantia de US$ 163 bilhões em 2013. O número é praticamente o mesmo do registrado pela entidade no ano de 2012.

A circulação dos títulos também cresceu no período analisado, aumentando em 2%, graças aos desempenhos positivos dos jornais da América Latina (aumento de 2,5%) e da Ásia (crescimento de 1,45%). Nos demais continentes, no entanto, a circulação caiu. Na América, do Norte, o recuo foi de 5,3%; na Europa, de 5,2% e na Oceania, 10%.

As melhores notícias do relatório vieram da área digital. A receita proveniente da circulação dos produtos digitais dos jornais atingiram o valor de US$ 1,7 bilhão, que representa 60% mais do que a receita de circulação digital registrada em 2012. A publicidade digital também cresceu, alcançado um valor 11% maior do que o registrado no ano anterior da pesquisa, chegando a US$ 8,5 bilhões em 2013.  

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