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Publicidade não reflete a realidade das mães, diz pesquisa

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Mídia

Publicidade não reflete a realidade das mães, diz pesquisa

Estudo do ESPM Media Lab mostra que modelos tradicionais de comunicação perdem para blogs na interação com as consumidoras


21 de junho de 2016 - 17h12

É cada vez mais comum recorrer a blogs para buscar informações sobre temas específicos. Em geral, enquanto informam, conseguem conquistar a confiança dos leitores. No caso das mães de primeira viagem, essa identificação parece ser ainda mais intensa. Segundo pesquisa do EPSM Media Lab, apostar na credibilidade das blogueiras que usam seus sites para compartilhar experiências sobre maternidade pode melhorar a efetividade de campanhas publicitárias.

A linguagem e a narrativa utilizada pelas blogueiras agradam o público-alvo, segundo o estudo. Quase 60% das entrevistadas afirmam que a publicidade convencional não reflete mais a realidade das mães. Parcialmente, 62% das participantes se identificam com as propagandas feitas em blogs sobre maternidade. Enquanto 27% aceitam, 11% rejeitam esse tipo de estratégia.

As marcas, no entanto, devem estar presentes com transparência. O conteúdo patrocinado deve ser especificado na opinião 77%. Das participantes do levantamento, 23% consideram que as blogueiras não são tão claras como deveriam.

As blogueiras conseguiram influenciar 23% das entrevistadas na hora da compra. Das participantes, 62% já compraram um produto utilizado por uma blogueira. Mais de 65% gostam dos assuntos abordados nos 155 canais de comunicação pesquisados pela ESPM – os canais estão distribuídos entre blogs e páginas do Facebook (79%), YouTube (10%) e Instagram (10%).

O estudo “Mães blogueiras: publicidade em ambientes digitais” foi coordenado por Luciana Corrêa e inspirou a realização de curso no começo deste mês. O objetivo do ESPM Media Lab Series é apresentar reflexões sobre temas atuais do ambiente digital em formatos, como seminários, palestras e cursos e que tenham relação com Digital Analytics, Novos Meios e Novas Linguagens, Família e Tecnologias, e Mídias e Redes Sociais.

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