Realities ampliam engajamento das marcas no digital
Levantamento da Comscore aponta que engajamento do formato nas redes sociais aumentou 20% em 2020 na comparação com o ano anterior
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Bárbara Sacchitiello
23 de agosto de 2021 - 6h00
A força do gênero reality show como plataforma para engajamento digital entre marcas e consumidores é atestada por uma pesquisa conduzida pela Comscore, que analisou a audiência e interação em redes sociais com esse tipo de programa no decorrer de 2020.
O levantamento “Reality Show: Conectando o Brasil” mostra que houve um crescimento total da audiência digital na categoria reality show de 20% na comparação com 2019, chegando a um total de 41 milhões de usuários engajados. A quantidade de ações promovidas em torno do formato em 2020 foi 3,7 vezes maior do que no ano anterior, chegando a 247 milhões.
O número de video views sobre os realities aumentou 200% e os compartilhamentos tiveram alta de 120% nos canais digitais. Foram feitos, no ano passado, 31 mil posts nas páginas dos realities no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, gerando 3,2 milhões de compartilhamentos.
As marcas aproveitaram esse cenário para criar ações e patrocinar conteúdos nas redes. A Comscore relata que o Facebook contabilizou 315 ações de branded content de 47 patrocinadores diferentes de realities, que geraram 1,3 milhão de interações de 16 milhões de views. Já o Instagram teve 150 posts patrocinadas por 30 marcas, que resultaram em 1,1 milhão de interações e 263 mil comentários. O estudo aponta que o Instagram liderou em audiência e quantidade de conteúdos postados, enquanto o Twitter foi recordista no número de ações geradas.
“Quando falamos de televisão no Brasil, as redes sociais se tornaram a segunda tela para comentar os principais eventos. Nos últimos anos, os reality shows viraram grandes cases de engajamento entre marcas e consumidores por meio de audiência desses programas”, relata Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore no Brasil.O relatório identificou, ainda, 12 milhões de autores únicos postando sobre os realities nas suas redes sociais. Entre eles, segundo informações em seus perfis, 39% são executivos, 19% são artistas, 18% são professores ou palestrantes e 6% são jornalistas. Além disso, 86% demonstram alegria em suas publicações e, do total, 63% são mulheres e 37% são homens.
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