Record e YouTube se aproximam de acordo pelo Brasileirão
Liga Forte União deve formalizar negociações com os grupos nos próximos dias; acordo com YouTube prevê a possibilidade de transmissões via pay-per-view
Record e YouTube se aproximam de acordo pelo Brasileirão
BuscarRecord e YouTube se aproximam de acordo pelo Brasileirão
BuscarLiga Forte União deve formalizar negociações com os grupos nos próximos dias; acordo com YouTube prevê a possibilidade de transmissões via pay-per-view
Bárbara Sacchitiello
14 de agosto de 2024 - 15h05
A Record e o YouTube estão perto de assinar o contrato para exibir os jogos dos clubes da Liga Forte União (LFU) no Campeonato Brasileiro a partir de 2025.
No início do mês, a Record confirmou ter feito uma proposta pelos direitos da competição, o que lhe garantia a exclusividade da exibição dos jogos em TV aberta.
De acordo com informações apuradas pela reportagem de Meio & Mensagem, as duas partes chegaram a um acordo e devem, em breve, oficializar o contrato pela transmissão do principal campeonato de futebol do Brasil.
A Liga Forte União (LFU) é formada pelos seguintes clubes que disputam, atualmente, a Série A do Brasileirão: Atlético-GO, Athletico-PR, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Juventude e Vasco.
A Record, portanto, teria os direitos de exibir, na TV aberta, as partidas que tiverem esses clubes como mandantes.
Nesta quarta-feira, 14, o portal F5, da Folha de S.Paulo, noticiou que o Google também está em negociações com a LFU para levar o Brasileirão ao YouTube.
A plataforma do Google já tem experiência em transmissões esportivas no Brasil, uma vez que exibiu, nos últimos anos, alguns jogos do Campeonato Paulista de Futebol. Primeiramente, as partidas foram exibidas no canal do Paulistão no YouTube e, posteriormente, migraram para a CazéTV.
A reportagem de Meio & Mensagem apurou que o YouTube, de fato, formalizou uma proposta junto à Liga Forte União para exibir os jogos no YouTube e que as negociações estão avançadas.
É possível, contudo, que o acordo firmado com a LFU seja um pouco diferente. De acordo com informações obtidas, existe a possibilidade de que, além da transmissão gratuita dos jogos no próprio YouTube, o Google e a Liga Forte negociem um outro acordo de pay-per-view, em que alguns jogos, previamente escolhidos, seriam oferecidos ao publico mediante pagamento de assinatura.
Esse modelo de pay per view do YouTube já é trabalhado pelo Google nos Estados Unidos por meio do NFL Sunday Ticket, em que o usuário pode, por meio de uma assinatura, assistir aos jogos da liga de futebol americano que são realizados nas tardes de domingo.
A possibilidade de ter um plano similar no mercado brasileiro vem sendo tratada pelo YouTube e pela Liga Forte União, o que poderia ampliar as opções de exibições da competição de futebol no ambiente digital.
Enquanto a LFU ainda negocia com os veículos interessados, a Libra, outro grupo de clubes de futebol do Brasil, já acertou, em abril, um acordo com a Globo para a exibição do Campeonato Brasileiro entre os anos de 2025 e 2029.
Por esse acordo, a Globo ganhou o direito de exibir, com exclusividade, os jogos que tiverem como mandante os times que compõem a Libra. São eles: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino, que fazem parte da liga atualmente.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King