Reels é o formato mais usado pelas marcas, indica pesquisa
Dados do relatório Mídias Sociais 360º mostram que 36,9% das postagens feitas por marcas no 3º trimestre no Instagram foram neste formato
Reels é o formato mais usado pelas marcas, indica pesquisa
BuscarReels é o formato mais usado pelas marcas, indica pesquisa
BuscarDados do relatório Mídias Sociais 360º mostram que 36,9% das postagens feitas por marcas no 3º trimestre no Instagram foram neste formato
Meio & Mensagem
14 de novembro de 2023 - 14h37
*Atualizada em 22/11 às 18h08
Os Reels é o formato mais utilizado pelas marcas no Instagram. Ele foi utilizado em 36,9% dos posts no terceiro trimestre deste ano, segundo dados do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP). A análise do Facebook e do Instagram é realizada trimestralmente, desde 2014, pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, em parceria com a Emplifi.
Foto foi o segundo formato mais usado pelas marcas, com 36,1% das postagens. De acordo com a pesquisa, isso se dá possivelmente pelo melhor resultado de alcance que o formato reels oferece em geral.
É a primeira vez que o reels ultrapassa os demais formatos nos perfis de Marcas. No caso dos influenciadores digitais, a preferência também se mantém pelo reels com 45% do total de publicações. Curiosamente, o formato que mais gera interações é o carrossel, com mediana de 2027 por postagem.
O levantamento ainda mostra a frequência de posts. No Instagram, tanto marcas quanto creators fazem, em média, três postagens por semana. Esse número, que considera apenas feed, mudou pouco nos trimestres anteriores.
Eric Messa, coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital e dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da FAAP, explica que é possível concluir que a menor quantidade de posts está diretamente relacionada à busca por maior qualidade na produção dos conteúdos, visto que os Reels exigem mais detalhes.
Do segundo para o terceiro trimestre deste ano, todos os segmentos levantados na pesquisa (marcas, comunidades, influenciadores, esporte, mídia, entretenimento, sociedade e locais) apresentaram crescimento em número de seguidores, ainda que leve.
Apesar disso, houve uma queda nas interações dos perfis dos influenciadores no Instagram. No trimestre anterior, de abril, maio e junho, a mediana era de 165.336 interações. Já neste, o número ficou em 151.436.
A pesquisa revela ainda que a maioria das interações no Instagram são os likes, com os comentários ficando bem atrás. A categoria Comunidades é a que tem a maior taxa de comentários, com 25% das interações sendo desse tipo.
A queda nas interações também aconteceram no Facebook no terceiro trimestre de 2023. Por exemplo, a mediana de interações nos perfis do segmento de Mídia foi de 19.141 no período. Nos mesmos meses de 2022, esse número era de 32.118.
As interações dos influenciadores no Facebook também caíram. Neste ano, a mediana de interações por página ficou em 7.079 em julho, agosto e setembro. Em 2022, na mesma época, era de 12.493. Segundo dados do relatório, para que esse movimento de queda se consolide, é preciso observar o resultado da próxima edição.
Apesar de a interação cair, os números totais de fãs das páginas aumentaram de um ano para o outro. Por exemplo, a mediana de curtidores das páginas de influenciadores neste terceiro trimestre ficou em 447.407, enquanto que no mesmo período do ano passado, o valor era de 403.911.
Todas as categorias analisadas tiveram crescimento, mas a que mais avançou foi a de Comunidades, que saltou de 172.436 em 2022 para 214.695.
O estudo tem como base os perfis cadastrados na plataforma Emplifi. Não são divulgadas informações de quais são os perfis e a quantidade de perfis analisados, apenas os dados já tratados, conforme apresentados nos gráficos deste relatório.
Para baixar o relatório completo acesse o site.
Compartilhe
Veja também
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul
TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo
Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro