Relatório do NYT mostra cenário nebuloso
Presença defasada no digital é um dos pontos negativos apontados por levantamento elaborado por força-tarefa
Presença defasada no digital é um dos pontos negativos apontados por levantamento elaborado por força-tarefa
Meio & Mensagem
16 de maio de 2014 - 4h29
Na semana em que Jill Abramson, chefe de redação do The New York Times há quase três anos, foi substituída, o jornal voltou à pauta. Um relatório interno divulgado pelo site BuzzFeed mostra pontos negativos do NYT no meio digital. O levantamento, que tem 96 páginas, demorou seis meses para ser concluído e foi realizado por uma comissão de jornalistas, liderada por AG Sulzberger.
O material compila necessidades de melhorias que vão desde a cultura enraizada até a presença da publicação no digital. O relatório aponta mudanças no mercado e mostra que, atualmente, os principais concorrentes do jornal são aqueles que têm forte presença no digital, como Huffington Post, Business Insider, além do próprio BuzzFeed. "Eles estão à frente de nós na construção de sistemas de apoio impressionantes para jornalistas digitais", adverte o texto.
Os dados apresentados reúnem números negativos e citações que demonstram a fase complicada de um dos principais jornais dos Estados Unidos. O material também critica a preocupação excessiva com a capa e com os destaques que serão publicados na primeira página do jornal. Outro problema citado é a publicação no site ser feita nos prazos semelhantes aos da impressão das páginas.
O relatório também detalha deficiências técnicas, como a falta de um sistema organizado de tags e a profunda necessidade de uma reformulação na redação e nos outros setores da empresa, para que líderes editoriais possam tomar mais decisões tecnológicas. O guia reforça que a defasagem no digital está afetando o impresso.
Outro ponto mencionado é a gestão das redes sociais. O Twitter estaria sob o comando da equipe da redação, enquanto o Facebook seria administrado pela área de negócios do jornal. Porém, a análise destaca o aplicativo de notícias do NYT e o site Dining & Wine como projetos bem-sucedidos.
Procurada pelo Buzzfeed, Eillen Murphy, porta-voz do Times, afirma que o documento entregue para os executivos do NYT é uma avaliação sincera da transformação digital que o jornal vem passando, mas diz que as principais conclusões fora resumidas e lançadas internamente na semana passada. Na cópia publicada pelo BuzzFeed, faltam cinco páginas. Veja.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King