SBT, Band e Globo mudam comando comercial em 2017

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SBT, Band e Globo mudam comando comercial em 2017

Ao longo do ano, três emissoras substituíram os responsáveis por comandar os negócios e angariar as verbas publicitárias


11 de dezembro de 2017 - 10h34

(Crédito: Reprodução)

Três grandes emissoras abertas do País realizaram importantes mudanças no comando de sua divisão comercial ao longo do ano de 2017. Por questões diferentes, SBT, Band e Globo mudaram suas respectivas lideranças comerciais, pilar fundamental de negócios e fonte de negociações das receitas que abastecem todo o funcionamento das operações.

A primeira emissora a mudar seu comando comercial foi o SBT. Em janeiro, Glen Valente, que havia liderado as diretorias de marketing e comercial, deixou a casa. Para substituí-lo, a emissora optou por uma solução interna, aproveitando um profissional de outra área. Marcelo Parada – que até então dirigia o departamento de jornalismo do SBT – assumiu a divisão comercial. A justificativa foi a de que as experiências anteriores de Parada em relação às negociações comerciais o capacitava a exercer a função.

Em junho, a Band comunicou ao mercado que Marcelo Mainardi, profissional de muitos anos de casa, estava deixando a vice-presidência comercial. Na época, a emissora não justificou as razões da saída de Mainardi e, assim como o SBT, escolheu um profissional com diferente expertise para assumir a área. No caso da Band, o comercial passou para as mãos de Diego Guebel (que, naquele momento, era vice-presidente de Televisão e passou a acumular as funções).

A saída de Mainardi foi apenas a primeira de uma série de mudanças na cúpula da Band ao longo do ano. Em dezembro, a emissora comunicou a saída de Marcelo Meira, que ocupava a função de vice-presidente executivo e a

do próprio Diego Guebel. Em uma reformulação de organograma, a emissora promoveu André Aguera, que passa a responder por todos os pilares da emissora – jornalismo, artístico, comercial, produção e conteúdo. Aguera passa a coordenar o trabalho de todos os diretores de cada uma das áreas. As mudanças foram necessária para a Band tentar iniciar o ano de 2018 com menos custos e com uma folha salarial mais leve.

Na semana passada, foi a vez da Globo comunicar ao mercado publicitário que o nome mais importante de sua estrutura comercial sairia do dia a dia dos negócios. Na casa desde 1979, Willy Haas deixa a divisão geral de negócios e comercialização e passa a compor um novo board executivo, junto com Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo. Os dois executivos terão a missão de orientar e supervisionar as áreas de negócios da casa. Como substituto de Willy, a emissora escolheu Marcelo Duarte, que ocupava o cargo de diretor de comercialização.

Dos grandes canais abertos, apenas Record e RedeTV mantiveram a liderança comercial em 2017. A primeira emissora tem, há muitos anos, seus negócios comandados pelo executivo Walter Zagari, superintendente comercial. Já a área comercial da RedeTV é comandada desde 2014 por Alexandre Raposo, ex-presidente da Record.

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