Sebastien Bubeck, vice-presidente da Microsoft, vai para a OpenAI
Executivo atuava na área pesquisa de inteligência artificial generativa da big tech há dez anos; cargo dele na OpenAI ainda não foi divulgado
Sebastien Bubeck, vice-presidente da Microsoft, vai para a OpenAI
BuscarSebastien Bubeck, vice-presidente da Microsoft, vai para a OpenAI
BuscarExecutivo atuava na área pesquisa de inteligência artificial generativa da big tech há dez anos; cargo dele na OpenAI ainda não foi divulgado
Meio & Mensagem
15 de outubro de 2024 - 11h09
O vice-presidente de pesquisa de inteligência artificial generativa (GenAI) da Microsoft, Sebastien Bubeck, deixou a empresa para trabalhar na OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT. O objetivo do executivo é conseguir aprimorar seu trabalho em inteligência artificial (IA) no geral.
O profissional estava na Microsoft há dez anos e liderou o projeto Phi (IA-Phi 3), modelos de IA que são os menores já criados pela companhia e que podem chegar a 14 bilhões de parâmetros. O cardo de Bubeck na nova empresa ainda não foi revelado.
A chegada de Bubeck à OpenAI acontece após uma série de mudanças na empresa, especialmente nos cargos de alto escalão. Em setembro deste ano, a então diretora de tecnologia da empresa, Mira Murati, deixou o cargo depois de seis anos.
Além dela, outros 20 pesquisadores e executivos deixaram a companhia. O CEO da OpenIA, Sam Altman, no entanto, negou que essas saídas estejam relacionadas, de alguma forma, à reestruturação da empresa.
Em julho deste ano a Microsoft decidiu se retirar do conselho de administração da OpenAI. Por meio de uma carta, assinada por Keith Dolliver, vice-conselheiro geral da Microsoft, a big tech afirmou que estar insatisfeita com o “progresso significativo do conselho recém-formado e está confiante na direção” da OpenAI. Ademais, reiterou que a saída seria “imediatamente efetiva”.
Apesar disso, a empresa segue como investidora da OpenAI. Em agosto desse ano a desenvolvedora do ChatGPT revelou que estava com negociações avançadas para elevar seu valor em mais de US$ 100 bilhões.
A Microsoft sinalizou, a intenção de aportar recursos adicionais no acordo, segundo informações do The Wall Street Journal. Essa movimentação seria a maior entrada de capital externo na OpenAI desde o início de 2023, quando a própria Microsoft investiu cerca de US$ 10 bilhões na companhia.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King