Siri, o canto da sereia da Apple
O recurso, que vem com o iPhone 4S, ajuda a Apple a atingir vendas recordes (4 milhões de aparelhos em três dias) sem mudanças radicais no hardware do aparelho
O recurso, que vem com o iPhone 4S, ajuda a Apple a atingir vendas recordes (4 milhões de aparelhos em três dias) sem mudanças radicais no hardware do aparelho
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19 de outubro de 2011 - 8h01
Siri. O nome simples oculta um processo mais complexo: o aplicativo ouve o usuário (reconhecimento de voz, por enquanto, apenas em inglês, francês e alemão), reconhece a pergunta, transforma a informação em linguagem binária e a envia ao servidor. A resposta vem rapidamente e tem provocado mais barulho do que a ausência de novidades no hardware do iPhone 4S. A decepção do público em geral com o lançamento do iPhone 4S, e não do iPhone 5, de alguma forma, tem sido convertida (para o público americano) num virtual escracho com o aplicativo Siri. Um engraçadíssimo blog foi criado no Tumblr (http://shitthatsirisays.tumblr.com/) com perguntas de usuários e as respectivas respostas do Siri (em inglês). Os resultados são hilários.
A voz do Siri é feminina (Siri pode significar, entre muitas outras definições, vitória justa e bonita). O repórter do Advertising Age, Kunur Patel, perguntou ao Siri: Quanto de crédito o Siri tem nas vendas do iPhone 4S? “Deixe-me pensar porque eu não posso responder, mas posso pesquisar na internet, se você quiser”, respondeu o aplicativo com ares de assistente pessoal.
“Nas últimas 24 horas, Siri tem sido a minha melhor amiga e tentei mostrar que sou legal e a compartilhei com todos que conheço”, testemunha o CEO da WPP, The Brande Union, Richard Bates. “Acima de tudo, Siri ajudou a compensar meu desapontamento inicial, quando o iPhone 5 não se materializou”, reconhece o executivo. E Siri deve assumir, inclusive, o papel de garota-propaganda nas campanhas do iPhone 4S, assim como o FaceTime e outros aplicativos em lançamentos anteriores da família iPhone.
Siri pode dizer que é casada com você e pode te despertar ao amanhecer. Mas, o mais importante é que, com suas respostas evasivas e mal-entendidos, tem gerado muita conversa nas redes sociais. A demanda por informações sobre Siri, inclusive, tem enviado tráfego para o site da Apple. As consultas por “Siri”, na última semana, nos sites de busca, responderam por 6,21% do tráfego da Apple.com/iphone. Foi o 17º. item gerador de tráfego para o site, depois de “iPhone 4S”, “Apple” e “iTunes”. No dia do lançamento, o tráfego gerado por “Siri” foi ainda maior, de 8,14%.
A despeito das apostas sobre a origem do nome Siri (deusa indiana, segredo, saúde, presente dos deuses), a marca pertence à Siri Inc., uma empresa de software de comando de voz adquirida no ano passado pela Apple. Antes disso, Siri já estava disponível para download como uma simples aplicação. Quer dizer, antes da Apple embarcar Siri no iPhone 4S, não havia encanto algum. “Dar à tecnologia de reconhecimento de voz um nome amigável e personalidade, e um tratamento inteligente da parte da Apple, acrescenta valor ao lançamento do iPhone 4S e à própria marca”, diz Bates. Ou seja, o marketing da Apple continua impecável.
Existem algumas associações do nome com outras referências – SIRI é o símbolo das ações em bolsa da Sirius XM (rádio via satélite), pode significar uma grande quantidade de nádegas em japonês, e também remete ao nome da filha de Tom Cruise e Katie Holmes, Suri. Por outro lado, Siri pode significar também “a garota mais descolada do mundo”, “super-talentoso e bonito” e “um grande amigo de todos”. Pela aceitação e buzz nas redes, Siri está mais para garota descolada, amiga de todos, do que nádegas japonesas enfileiradas.
Com Advertising Age.
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