Mídia

Nova ferramenta adapta filmes de TV para mobile

Tecnologia da Teads permite que usuário arraste partes do vídeo, simulando efeito 360º 

i 24 de outubro de 2016 - 9h12

Os filmes publicitários feitos para TV não costumam se adaptar bem no mobile. Como o sentido vertical predomina na experiência de uso de celulares e smartphones, os vídeos gravados na horizontal, em formato paisagem, não tem um bom desempenho.

O lançamento da Teads para o serviço InRead traz uma solução: como se fosse uma imagem ampliada, a ferramenta exibirá uma parte do vídeo na tela, e o usuário poderá ver as demais ao arrastar o conteúdo, simulando um efeito 360º. Veja a seguir o dispositivo em funcionamento:

Segundo testes da empresa, o novo recurso gerou um recall das campanhas 2,9 vezes maior do que a experiência mobile de vídeos na horizontal. A opinião dos usuários também foi 39% mais favorável do que no formato em paisagem.

A ferramenta estará disponível para adesão dos clientes da empresa. Na semana passada, a Teads promoveu em São Paulo um workshop para profissionais de imprensa e de publicidade, com a presença do CEO global Bertrand Quesada, sobre certificação outstream em vídeo programático, a fim de melhor explicar as potencialidades do recurso.

“O objetivo principal é educar compradores de mídia sobre o problema da falta de qualidade de inventário de vídeo no marketplace de programmatic”, diz o executivo. Segundo a Teads, a percepção geral de público e marcas é que o inventário disponível junto a conteúdos de texto de grandes plataformas é melhor do que conteúdos em vídeo. “Levamos em consideração a importância de entregar uma experiência de propaganda relevante e não intrusiva”, explica Quesada. “Há uma percepção no mercado de que consumidores odeiam todos os anúncios, mas o principal motivo pelo qual as pessoas instalam ad blockers é sua determinação em evitar pré-rolls intersticiais e não-puláveis, que os estão impedindo de acessar o conteúdo que desejam ver.”