Twitter descontinua ferramenta Fleets
Plataforma afirmou que, desde a expansão global do recurso, não teve crescimento no número de novas pessoas usando a ferramenta como esperava
Plataforma afirmou que, desde a expansão global do recurso, não teve crescimento no número de novas pessoas usando a ferramenta como esperava
Em março de 2020, o Twitter havia começado a testar no Brasil sua ferramenta com conteúdos que expiram após 24 horas, semelhante aos Stories e Status das redes do Facebook, chamada de Fleets. Alguns meses depois, no fim do ano passado, a rede social expandiu o recursos para todo o mundo. Porém, nesta quarta-feira, 14, o Twitter anunciou que a ferramenta não estará mais disponível a partir do dia 3 de agosto.
we’re removing Fleets on August 3, working on some new stuff
we’re sorry or you’re welcome
— Twitter (@Twitter) July 14, 2021
Segundo a empresa, por meio de nota em seu blog, o recurso foi criado como forma de iniciar conversas com pensamentos passageiros no Twitter e o esperado era que a ferramenta pudesse se tornar “a experiência de compartilhar ideias e opiniões momentâneas mais confortável”. Entretanto, a rede social afirmou que desde sua expansão global, não teve crescimento no número de novas pessoas participando de conversas com Fleets da forma como esperava.
Twitter testa “stories” de texto no Brasil
Apesar da descontinuação da ferramenta, a plataforma anunciou que contará com os aprendizados do Fleets para criar outras maneiras de fazer as pessoas participarem de conversas e falarem sobre o que está acontecendo no Twitter. “Estamos trabalhando para encontrar mais formas de abordar o que impede as pessoas de participar de conversas no Twitter, e também para melhorar a experiência de quem já está Tweetando”, comentou a plataforma, em nota.
Após observar que a maioria dos Fleets incluia mídia, ou seja, fotos e vídeos, a rede social entendeu que esse tipo de conteúdo é o que as pessoas gostam de compartilhar e, com isso, em breve, testará atualizações da câmera e do editor de tweets para que seja possível incorporar funções do Fleets, como câmera em tela cheia, opções de formatação de textos e adesivos de GIFs.
Além disso, o Twitter destacou que o topo da página continua sendo um bom lugar para se destacar um conteúdo que está acontecendo naquele momento. Por isso, a plataforma deciciu manter no mesmo lugar o Spaces, sua ferramenta de salas de áudio que se assemelha ao Clubhouse.
Em junho, o Twitter também havia feito um teste de anúncio no Fleets, que foi um dos primeiros em tela cheia e formato vertical da plataforma. Com isso, a rede social anunciou que está “analisando detalhadamente os aprendizados para avaliar o desempenho desses anúncios no Twitter. Continuaremos construindo novas maneiras para que as pessoas possam participar de conversas, ouvindo seus comentários e mudando a direção quando houver uma maneira melhor de servir às pessoas que usam o Twitter”, conclui a companhia.
**Crédito da imagem no topo: Con Karampelas/Unsplash
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro