Assinar

Veículos, artistas e personalidades lamentam a perda de Silvio Santos

Buscar

Veículos, artistas e personalidades lamentam a perda de Silvio Santos

Buscar
Publicidade
Mídia

Veículos, artistas e personalidades lamentam a perda de Silvio Santos

Empresas de comunicação, políticos e personalidades da mídia destacaram a importância do apresentador para o fortalecimento da TV aberta no Brasil


17 de agosto de 2024 - 12h54

Silvio Santos homenagem

Autoridades e celebridades destacam o talento e importância do apresentador para a TV brasileira (Crédito: Acervo/SBT)

Atualizada em 18/8, às 10h34

A rapidez com que mensagens, fotos e manifestações de carinho pelo legado de Silvio Santos foram publicadas minutos após a confirmação da notícia de sua morte, pelo SBT, ajudam a dar a dimensão da importância do empresário e apresentador não só para o público como para a indústria de comunicação e mídia do País.

Em sintonia com aquilo que Silvio sempre procurou transmitir ao público e a suas “colegas de trabalho”, como se referia às mulheres que sempre formavam a plateia de suas atrações, o SBT, apesar do luto, celebrou a alegria do apresentador ao noticiar sua morte, em decorrência de uma broncopneumonia, neste sábado, 17 de agosto.

Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. Descansa em paz, que você sempre será eterno em nossos corações”, escreveu a emissora de Silvio. Veja:

Outras emissoras de TV também reconheceram a importância de Silvio Santos para o fortalecimento da televisão aberta em território nacional. A Globo divulgou comunicado de pesar em que expressa o carinho pelo apresentador.

O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs”, declarou a Globo.

Mais tarde, João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, divulgou um comunicado, assinado por ele, em que comenta sobre a importância de Silvio Santos e aborda a relação do empresário com seu pai, Roberto Marinho. A nota foi lida na Globo ao longo da cobertura especial do dia. Veja:

No dia em que a televisão brasileira acordou já com saudades de um de seus grandes talentos, lembro com carinho e gratidão dos anos em que Silvio Santos ajudou a escrever também a história da Globo. De 1965 a 1969, o ‘Programa Silvio Santos’ foi exibido pela TV Globo para a cidade de São Paulo e depois, até 1976, foi levado para todo Brasil. Já desde então se destacavam a alegria e o talento que divertiram os domingos dos brasileiros e inspiraram tantos profissionais. É com carinho que me recordo também da relação de amizade, admiração e respeito mútuos que tinha com meu pai, Roberto Marinho, com quem compartilhou três grandes paixões: a comunicação, a televisão e o Brasil. À família, aos amigos, aos colegas do SBT e aos fãs, a nossa solidariedade. Ao Silvio, nosso muito obrigado.”

A Record, em comunicado em nome de Edir Macedo e de sua família, do CEO da emissora, Marcus Vinicius Vieira, bem como de seus funcionários, diretores e colaboradores, diz que “infelizmente chegou o dia em que Silvio Santos em seu público se separam”.

A TV nacional foi construída pela ação heroica e visionária de empresários audaciosos que ousaram simplesmente inventá-la. Silvio Santos, nesse enredo, foi um personagem único. Dentre estes pioneiros, somente ele trabalhou para além dos bastidores e das decisões empresariais, colocando seu rosto, sua voz e um carisma inigualável à frente das câmeras. Em 93 anos de vida, mais de 60 se confundem com a televisão. Silvio Santos foi camelô, animador de circo, locutor e radialista em seus primeiros passos profissionais. E cada um deles parecia destinado a levá-lo para a carreira que o tornaria célebre para todos os brasileiros, a de homem de TV. Porque Silvio Santos não era tão somente apresentador ou proprietário de uma emissora, ele era a TV. Personificando-a como ninguém, Silvio Santos ajudou a moldá-la com seu estilo único e personalista, contribuindo para sua consolidação como a mídia mais importante para o brasileiro em todos os cantos do país.”

A Record ainda destaca o efeito que Silvio Santos deixa para os domingos no Brasil e sua atuação como empresário, lembrando que ele também foi sócio da Record, na década de 1970. “Seu legado como comunicador, empresário e cidadão certamente continuarão a servir como exemplo e inspiração a todos que sempre o admiraram”, diz a nota.

João Saad, presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, declarou que a TV brasileira está de luto. “Em nome da família Saad e da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão me solidarizo com os seus familiares e companheiros de trabalho do SBT . Silvio Santos foi o maior comunicador da história da TV Brasileira. Deixa gerações de fãs e de seguidores e um enorme legado que não será esquecido“, declarou.

O Grupo Jovem Pan também divulgou comunicado em que diz: “Ao longo de décadas, Silvio Santos construiu um legado incomparável, cativando e entretendo gerações com seu talento inconfundível e carisma singular. Silvio revolucionou a televisão no Brasil, tornando-se um exemplo de empreendedorismo e perseverança, além de ser uma referência no mundo da comunicação. Sua trajetória deixa marcas profundas e continuará inspirando a todos que valorizam sua enorme contribuição para o entretenimento no País. Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, a todos os colaboradores das empresas do Grupo Silvio Santos e a todos que compartilham desta perda irreparável. Que o legado e a memória de Silvio Santos permaneçam vivos no coração de todos os brasileiros”, declarou o comunicado do grupo.

A Warner Bros. Discovery, grupo que administra diversos canais lineares da TV paga e plataformas de streaming, também divulgou comunicado sobre o apresentador. “A Warner Bros. Discovery Brasil lamenta profundamente o falecimento do empresário e apresentador Silvio Santos. Neste momento de pesar, nos solidarizamos com sua família, amigos e colaboradores do SBT. Silvio Santos foi um dos maiores comunicadores de todos os tempos e um empresário de destaque na televisão brasileira. Deixará para sempre uma marca inconfundível na indústria do entretenimento e da informação.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usou as redes sociais para dizer que “Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do País”, veja:

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, escreveu que “hoje o Brasil não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas ‘alguém de casa’: de todas as casas”.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira escreveu nas redes sociais que o Brasil perdeu um dos maiores nomes da história da comunicação:

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também se pronunciaram sobre a morte de Silvio Santos, incluindo o presidente da casa, Luís Roberto Barroso:

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou, no X: “Ser humano querido e profissional tão admirado, Senor Abravanel foi exemplo de vitória e superação e Silvio Santos referencial de carisma e humildade e sinônimo de alegria para os brasileiros”:

Artistas, comunicadores e profissionais da TV também usaram as redes sociais para destacar a importância de Silvio Santos. Celso Portiolli, apresentador do SBT e profissional que, por décadas, trabalhou com Silvio Santos, fez um post para homenagear o apresentador:

Eliana, que teve duas passagens pelo SBT, sendo a última delas encerrada em junho, após 15 anos, usou o Instagram para postar uma homenagem ao comunicador. Eliana faz parte, atualmente, do elenco da Globo:

Ícone do elenco do SBT, Carlos Alberto de Nóbrega postou uma foto no Instagram para se despedir do amigo:

Outro comunicador do SBT, Carlos Massa, o Ratinho, também fez uma homenagem a Silvio, a quem chamou de mestre de televisão brasileira:

Apresentadora da TV Globo, Ana Maria Braga postou um vídeo em seu perfil nas redes sociais em que comenta que “a TV volta a ficar em preto e branco”:

Também da Globo, Luciano Huck publicou uma foto ao lado de Silvio Santos e da esposa, Angélica, dizendo que ele foi “o primeiro comunicador a compreender o real tamanho do Brasil, a não ignorar a diversidade da nossa população e a estender o microfone e as câmeras para todos os brasileiros”:

Narrador e locutor esportivo, Galvão Bueno também se manifestou sobre Silvio Santos:

Revelada no Programa Silvio Santos, ainda criança, a atriz, apresentadora e empresária Maisa Silva também fez sua homenagem a Silvio Santos:

Apresentador da Record e intérprete de Silvio Santos em um longa-metragem sobre o apresentador, que estreará nos cinemas em setembro, Rodrigo Faro celebrou o legado do comunicador para a TV:

O perfil oficial da Netflix Brasil homenageou Silvio Santos, declarando que a TV não será a mesma sem ele:

A CazéTV, canal de transmissões esportivas no ambiente digital, fez uma postagem classificando Silvio Santos como o Rei da TV brasileira:

Praticamente todos os grandes clubes de futebol do Brasil usaram as redes sociais para homenagear o apresentador. O Corinthians, um dos times do coração de Silvio — cuja paixão ele eternizou em uma música — celebrou o comunicador:

O Fluminense, clube para o qual Silvio também dizia torcer, desde a infância, também o homenageou:

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), para a qual, desde 1997, o SBT abre um espaço anual para a campanha do Teleton, celebrou a memória de Silvio Santos:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul

  • TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro