Viva faz três anos com Sai de Baixo inédito
Canal celebra aniversário reunindo Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Marcia Cabrita, Marisa Orth e Miguel Falabella 11 anos depois da última temporada
Canal celebra aniversário reunindo Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Marcia Cabrita, Marisa Orth e Miguel Falabella 11 anos depois da última temporada
Igor Ribeiro
4 de junho de 2013 - 1h18
Para celebrar seu terceiro aniversário, o Canal Viva reuniu o elenco de uma de suas maiores audiências, o humorístico Sai de Baixo, para gravar quatro episódios inéditos, com plateia, ao velho estilo da atração. Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Marcia Cabrita, Marisa Orth e Miguel Falabella participaram de coletiva de imprensa para apresentar o projeto na noite de segunda 4, em São Paulo.
Durante a entrevista, o elenco relembrou a descontração dos bastidores e refletiu sobre o humor brasileiro atual. “Nossa profissão é assim, a gente passa o bastão um para o outro”, disse Gustavo, citando Família Trappo como inspiração, como o próprio Sai de Baixo influenciou gerações de comediantes. “A gente deu muita ideia para outros humoristas, mas também pegamos coisas dos outros”, afirmou. “Acredito que uma das coisas mais fortes que essa nova geração pegou foi a falta de limite do nosso humor. Não tínhamos a quarta parede”, explicou Marcia. “Era uma total transgressão da arte dramática, mas como todos nós éramos atores de teatro, com exceção do Tom (Cavalcante), nunca ultrapassava a fronteira do bom gosto”, disse Falabella.
Ele destacou que o improviso sempre foi um dos destaques da atração. Nos primeiros episódios, o roteiro era mais respeitado, mas Falabella lembrou que logo na terceira semana o elenco se deparou com um texto que não gostou e começou a discuti-lo com Daniel Filho, o diretor de então. “Lembro muito bem que ele disse para gente: ‘Entrem e falem alto, claro, para frente e rápido, chutem a bola!’”, conta Falabella. "Foi ali que começamos a brincar". Desde então o improviso se tornou um dos principais temperos do programa, disse.
Para exemplificar o nível de improviso dos atores, o ator citou certa vez em que Gustavo anotou algumas falas na mão. Em uma de suas primeiras cenas, Falabella – já personificado como Caco Antibes – deu um forte e proposital aperto de mão em Vavá – personagem de Gustavo –, finalizado com uma boa esfregada, para borrar as anotações.
Questionado sobre o depoimento da presidente Dilma Rousseff, que chamou Sai de Baixo de seu programa favorito, Falabella disse que foi muito carinhoso da parte dela, acrescentando que nunca teve a chance de ter um presidente na plateia. Luis Gustavo logo brincou: “A presidente me pediu, mas eu disse que só tinha seis ingressos”, voltando a uma piada recorrente na coletiva, sobre a cota de convites reservadas aos atores. “São dez para cada sessão, 80 no total!”, logo frisou o gerente de marketing do Viva, Fernando Schiavo.
A questão dos ingressos gerou muitas brincadeiras, parte por causa dos patrocinadores, que também terão sua cota de convites. Reflete o sucesso de marketing da atração, que teve suas quatro cotas vendidas: Activia (Danone), Fiat, Hellmann’s (Unilever) e Nivea. “O apelo foi a própria reunião desse elenco extraordinário, 11 anos depois”, disse Schiavo. “Os mídias foram espertos, sabem que vai gerar uma audiência extraordinária, pois faz parte da memória do brasileiro”. Os patrocinadores ainda poderão realizar ações de ativação durante as gravações, além de suas cotas de ingressos para relacionamento. Um terço da plateia será aberta, porém, ao público em geral.
Os novos episódios vão reunir os personagens 11 anos depois da última temporada de Sai de Baixo, que foi ao ar originalmente entre 1996 e 2002. O novo roteiro brinca com a ascensão da classe C: a doméstica Neide Aparecida (Marcia) enriqueceu e comprou o apartamento onde costumava trabalhar. Ela decide convidar os antigos moradores para um jantar e, assim, ostentar a nova vida. Além de Vavá, que perdeu o apartamento por dívidas de condomínio, reaparecem Caco, que esteve preso na Dinamarca devido a uma tentativa de um golpe; sua ex-mulher Magda (Marisa Orth), que, segundo Falabella, ficou perdida esse tempo todo no Aeroporto de Cumbica; e Cassandra (Aracy Balabanian), irmã de Vavá e mãe de Magda. Fazem participações especiais Tony Ramos, como o mordomo francês de Neide, e Ingrid Guimarães, no papel de atual noiva de Caco.
Os episódios estão sendo gravados nesta semana, no mesmo Teatro Procópio Ferreira onde era encenado o original, em São Paulo, reunindo também boa parte da equipe técnica das primeiras temporadas. Vai ao ar no Viva nos dias 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho. O roteiro é de Artur Xexéu, com redação final de Falabella. A direção é de Dennis Carvalho.
A TV Meio & Mensagem conversou com os atores do Sai de Baixo. Confira na reportagem abaixo:
Compartilhe
Veja também
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul
TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo
Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro