DM9 apresentará comitê e manual de ética para uso de IA

Pipo Calazans e Yuri Mussoly apresentarão comitê e guia de ética para o uso de IA na publicidade na próxima quarta, 22 (Crédito: Divulgação)
Como consequência da crise envolvendo os videocases apresentados pela agência no Cannes Lions, em junho, a DM9 lançará, na quarta-feira, 22, um comitê e um manual de ética para uso de inteligência artificial (IA).
Desenvolvida com a consultoria de Ronaldo Lemos, advogado e especialista em tecnologia, a novidade será apresentada durante um encontro para jornalistas na quarta-feira, 22, na sede da agência, em São Paulo.
Na ocasião, Pipo Calazans, CEO, e Yuri Mussoly, CCO, explicarão o manual e conversarão sobre os impactos da IA no trabalho criativo e ética publicitária.
O videocase da agência para a Consul apresenta trechos manipulados com IA de uma palestra da senadora estadual dos EUA, DeAndrea Salvador, que entrou com uma ação judicial contra o Omnicom, a DDB e a Whirlpool.
A agência também usou a tecnologia para manipular uma fala da jornalista Gloria Vanique em uma reportagem da CNN em que ela falava sobre a economia de energia no uso de eletrodomésticos.
O canal notificou a agência e exigiu a remoção do videocase de todas as plataformas. Gloria inclusive contribuiu com o desenvolvimento do manual de ética que será apresentado pela DM9.