Youku compra concorrente tudou por US$ 1 bi
O clone chinês do YouTube detém 22% da receita publicitária de vídeo
O clone chinês do YouTube detém 22% da receita publicitária de vídeo
Padrão do site
13 de abril de 2012 - 8h46
O Youku é o clone do YouTube na China e também o portal de vídeos mais popular do país e está em acertos para adquirir o concorrente Tudou em um negócio avaliado em US$ 1 bilhão. Segundo o Youku, a aquisição ajudará a reduzis os custos com licenciamento e transmissão de conteúdo. O Youku detém 22% das receitas publicitárias geradas pelos vídeos online na China e, com o negócio, deve chegar a um terço do mercado.
A aquisição dará fôlego para o Youky competir com o Baidu e com a Tencent, que são portais de vídeo online. Na China, é bom recordar, o acesso ao YouTube é restrito. Com a aquisição, o Youku conseguirá ter escala para reduzir os preços com os produtores de TV chineses e também segurar a expansão do Baidu e Tencent.
Antes desse pré-acordo de aquisição, os portais se envolveram em uma batalha jurídica no passado, com acusações lado a lado de violação de propriedade intelectual. O Tudou acusava o Youku de ter pirateado episódios de um programa popular e o Youku, por sua vez, acusou o Tudou de roubar seus programas. Ainda não se sabe como ficarão essas ações judiciais com a aquisição.
A transação exige a aprovação de acionistas tanto do Youku quanto do Tudou e deverá ser concluída até o terceiro trimestre deste ano. Quando isso ocorrer, o Youku deterá 71,5% da nova empresa, que passará a ser Youku Tudou.
Com informações do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
YouTube enxerga mudanças no hábito do consumo de futebol
Pulverização dos campeonatos impacta diretamente na forma como os espectadores se conectam com o conteúdo e apressam a necessidade de métricas eficientes para mensuração
Dia TV reforça grade para atrair público e ganhar mais atenção das marcas
Com 21 programas nesta temporada, TV digital terá, entre as novidades, atração de Camila Fremder e Jana Rosa e retomada da transmissão da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo