DE 26 A 29 DE FEVEREIRO DE 2024 I BARCELONA – ESP

Opinião

O papel do 5G no agronegócio

Tecnologia pode acelerar coleta, processamento e repasse de informações, trazendo maior precisão e colaborando para agilizar a tomada de decisões


1 de março de 2023 - 15h58

O MWC Barcelona chegou e, com ele, diversas expectativas e tendências. Uma delas é a utilização do 5G no agronegócio – que pode trazer grandes benefícios ao setor, como acelerar coleta, processamento e repasse de informações, trazendo maior precisão e colaborando para agilizar a tomada de decisões assertivas pelo produtor.

Olhando para o Brasil, segundo dados do Atlas do Espaço Rural Brasileiro, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% das propriedades rurais não contam com conexão à internet. E, infelizmente, nem todas as propriedades rurais contarão com o 5G a médio prazo já que o leilão das faixas de transmissão estabelece um compromisso das companhias para expandir o 4G para mais de 7 mil novas localidades até 2028. Ainda de acordo com o estudo, somente 1,7 mil localidades fora da sede dos municípios terão a conexão mais veloz até 2030.

Nosso País possui um território extenso e um dos nossos desafios para alavancar o uso da tecnologia por aqui é a cobertura de sinal e o seu comportamento em regiões remotas, principalmente em cidades pequenas onde muitas indústrias estão localizadas e até mesmo em grandes fazendas.

Observar o mercado europeu e americano – continentes na qual esse tipo de sinal já está avançado e sendo utilizado na indústria – nos permite ver sua real aplicabilidade no setor rural para entendermos os principais desafios superados, principalmente no que diz respeito à cobertura de sinal nesses países e trazermos essas lições para a nossa realidade. Qual caminho será necessário para o Brasil? Onde investir? Qual o papel da fibra óptica nesse cenário?

Espero voltar do MWC com o máximo de informação possível e com casos reais de empresas que conseguiram superar todos esses desafios para trilharmos caminhos que alavancar a tecnologia no Brasil, com um rumo seguro para o setor agro, tendo também iniciativas privada pode levar o sinal 5G para o campo, sem depender necessariamente de operadoras.

Publicidade

Compartilhe