Olimpíadas
Rebeca, Rayssa e Medina: o pódio olímpico das redes sociais do Brasil
Pesquisa do Datafolha e Codecs revela que a ginasta recebeu 1 milhão de citações nas plataformas digitais entre os dias 28 de julho e 1 de agosto
Rebeca, Rayssa e Medina: o pódio olímpico das redes sociais do Brasil
BuscarPesquisa do Datafolha e Codecs revela que a ginasta recebeu 1 milhão de citações nas plataformas digitais entre os dias 28 de julho e 1 de agosto
Bárbara Sacchitiello
2 de agosto de 2024 - 15h41
A mulher que mais conquistou medalhas para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos vem dominando os assuntos também nas redes sociais. Rebeca Andrade foi a atleta brasileira mais citada nas plataformas digitais de acordo com o mais recente levantamento realizado pelo Datafolha em parceria com a Codecs e divulgado em primeira mão por Meio & Mensagem.
Entre os dias 28 de julho e 1 de junho, a ginasta brasileira foi mencionada 1 milhão de vezes nas redes sociais. Nesse período, Rebeca escreveu, mais uma vez, seu nome na história do esporte mundial ao conquistar a medalha de Bronze na ginástica artística por equipes e, em seguida, repetir a Prata que havia conquistado em 2021, nos Jogos de Tóquio, como a segunda melhor ginasta no individual geral.
O levantamento feito por Codecs e Datafolha leva em conta menções nas redes sociais, blogs, fóruns e a internet como um todo, com as redes sociais representando 99% de todas as citações.
Se Rebeca ficou com a medalha de Ouro em termos de citações nas redes sociais nessa semana Olímpica, o segundo lugar ficou com uma brasileira que, assim como ela, também já pode dizer que conquistou medalhes em dois Jogos diferentes.
Rayssa Leal, vencedora do Bronze nos Jogos de Paris, recebeu 790 mil citações nas redes sociais. A atleta do skate já tinha conquistado a medalha de Prata em Tóquio, em 2021.
De acordo com a pesquisa, Rebeca e Rayssa responderam, juntas, por 23% do total de 7,7 milhões de citações feitas por perfis brasileiros ao longo do período analisado. Nos dois casos, o pico das citações às atletas aconteceu no dia da conquista de suas medalhas (domingo, 28, no caso de Rayssa Leal, e quinta-feira, 1, no caso de Rebeca Andrade).
Completando o pódio brasileiro dos atletas mais citados, em terceiro lugar, ficou Gabriel Medina, com 328,3 mil citações. A primeira apresentação de Medina, na qual foi tirada a foto que rodou o mundo, em que o surfista voa sobre o mar, foi um dos temas mais abordados pelos usuários das redes sociais. Medina está, atualmente, na semifinal da disputa do surfe.
Em sequência, os atletas mais mencionados nas redes sociais no período foram Julia Soares, da ginástica (com 298,8 mil citações); Flávia Saraiva, também da equipe da ginástica (272,2 mil citações); William Lima, medalhista de prata do judô (137,2 mil citações); Larissa Pimenta, também medalhista do judô, com Bronze (126,1 mil citações) e Caio Bonfim, que conquistou a inédita Prata na Marcha Atlética (118,2 mil citações).
Compartilhe
Veja também
Asics venderá apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, marca comercializará um dos lados do par de calçado para pessoas com deficiência ou amputação na perna
Como as marcas entram nos Jogos Paralímpicos?
Com o histórico de 373 medalhas em todos os Jogos Paralímpicos, o Brasil Paralímpico consolidou patrocínios nos anos recentes, mas ainda precisa permanecer no pódio para garantir o interesse das marcas