Assinar

Defesa da propriedade no digital

Buscar
Publicidade
Opinião

Defesa da propriedade no digital

Marcas que usam nome de concorrentes em anúncios devem responder na Justiça


10 de janeiro de 2022 - 6h00

É importante entender que encontrar concorrentes exibindo anúncios a partir de pesquisas com a sua marca registrada é um indício de que seu negócio está sendo atacado (Crédito: Lightspring/ Shutterstock)

Em 2021, a empresa “Construcolor” precisou tomar medidas judiciais após perceber que seu nome passou a aparecer ligado a marcas concorrentes quando pesquisado no Google. Ou seja, ao pesquisar por sua própria marca, era levada a sites de empresas concorrentes. A empresa recorreu na Justiça pois, segundo a Lei de Propriedade Industrial (Lei n° 9.279/96) brasileira, comete concorrência desleal quem “emprega meio fraudulento, para desviar, em proveito próprio ou alheio, clientela de outrem”, e o concorrente que agiu de má fé deve responder criminalmente e indenizar a parte lesada para que possíveis danos materiais e morais causados sejam reavidos.

Em liminar, o juiz que atendeu o caso da “Construcolor”, decidiu que o Google “se abstenha de comercializar e permitir o uso da marca por concorrentes e remova a palavra “Construcolor” em links patrocinados ou anúncios para terceiros, podendo apenas o usuário da autora no Google Ads fazer o uso de dita palavra-chave”, ou seja, apenas a Construcolor poderia usar sua marca em anúncios no Google Ads.

Uma ação parecida ocorreu no neste ano. A empresa “Saison Resort” percebeu que, ao pesquisar sua marca na internet, aparecia nos primeiros resultados o site da marca “SPA Center”. O caso também foi levado à Justiça brasileira e mais uma vez, o juiz considerou que a marca é sinal distintivo de produto, mercadoria ou serviço e a empresa ré do processo deveria arcar com indenizações pelos prejuízos que causou.

Em ambos os casos, a sentença veio do entendimento dos juízes de que uma marca é proprietária exclusiva e tem todos os direitos do nome oficialmente registrado que se refere à empresa.

Como se prevenir do roubo de marcas

Para garantir que outros não se apropriem de sua marca e dos clientes que deveriam ser seus por meio de anúncios fraudulentos, torna-se fundamental investir em ferramentas que monitorem sua marca no ambiente online, para que sua verba de publicidade seja utilizada ao seu serviço e não para o benefício de outros, que na maioria das vezes são seus concorrentes.

É importante entender que encontrar concorrentes exibindo anúncios a partir de pesquisas com a sua marca registrada é um indício de que seu negócio está sendo atacado. O diagnóstico sobre o porte destes ataques, frequência, área geográfica, palavras-chave e outras nuances só serão viáveis por meio de ferramentas profissionais que poderão te ajudar a tomar as medidas cabíveis.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quando menos é muito mais

    As agências independentes provam que escala não é sinônimo de relevância

  • Quando a publicidade vai parar de usar o regionalismo como cota?

    Não é só colocar um chimarrão na mão e um chapéu de couro na cabeça para fazer regionalismo