Assinar

Promover a inclusão e a diversidade dentro das empresas é a chave para o sucesso no futuro do trabalho

Buscar

Promover a inclusão e a diversidade dentro das empresas é a chave para o sucesso no futuro do trabalho

Buscar
Publicidade
Opinião

Promover a inclusão e a diversidade dentro das empresas é a chave para o sucesso no futuro do trabalho

Os trabalhadores estão mais engajados em suas responsabilidades diárias e a produtividade aumenta quando eles podem ser eles mesmos no ambiente e sentir que pertencem àquele lugar


16 de junho de 2023 - 6h00

(Crédito: Shutterstock)

Uma vez que os interesses dos funcionários em trabalhar para empresas que valorizem seu talento, tempo e vida se tornaram prioridades, pontos como bem-estar no trabalho, saúde mental, diversidade, equidade, inclusão e pertencimento ganharam mais visibilidade dentro das companhias. De acordo com uma pesquisa recente do Indeed¹, 68% dos entrevistados gostariam que a empresa em que trabalham fosse mais inclusiva e 56% considerariam mudar de emprego em razão da discriminação ou assédio contra si mesmos ou outras pessoas no local de trabalho. E isso é fato não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo.

De acordo com o relatório do Indeed em parceria com a Glassdoor (Hiring & Workplace Trends 2023 Report), quando se trata de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no trabalho, os trabalhadores esperam mais em termos de justiça social. Quase dois terços (62%) dos entrevistados da pesquisa, realizada com trabalhadores norte-americanos, disseram que considerariam recusar uma oferta de emprego ou deixar uma empresa se achassem que seu gerente (ou futuro gerente) não apoiasse iniciativas de DEI. Entre os entrevistados negros, esse resultado foi de 80%.

Para ter um ambiente de negócios verdadeiramente restaurador e psicologicamente seguro, é preciso ir além da simples contratação de uma força de trabalho diversificada. É necessário criar políticas e programas que assegurem a inclusão e o sentimento de pertencimento dos funcionários nas diversas funções da organização.

DEI

Diversidade refere-se a pessoas com diferentes experiências, conjuntos de habilidades e formas de pensar. Portanto, deve ser um aspecto em constante evolução para refletir as mudanças culturais e os valores da sociedade. Ao abraçar funcionários de diversas origens, com diferentes experiências, habilidades e conhecimentos, as empresas aumentarão sua capacidade de inovar e criar equipes que colaborem de maneira eficaz na companhia como um todo.

A inclusão está relacionada à cultura organizacional, comportamento e tratamento dos funcionários, além de ter um ambiente seguro e respeitoso para que eles se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e também pertencentes à empresa. Por meio da equidade, podemos alcançar a igualdade em processos, recursos e práticas – compreendendo as necessidades únicas de cada indivíduo ou grupo de pessoas para que estejam adequadamente equipados para prosperar. No entanto, priorizar a equidade requer entender as causas profundas das disparidades organizacionais para os funcionários.

Transformação da cultura da empresa

A cultura da empresa é algo que deve acontecer de forma contínua, principalmente quando a organização não reflete o mundo em que vivemos. As organizações precisam criar um espaço seguro que gere e promova o sentimento de pertencimento e reconhecimento a todos os trabalhadores sem distinção – um lugar que luta contra a discriminação e um ambiente que ajuda grupos sub-representados a prosperar em suas carreiras. É importante que as empresas valorizem cada profissional em seu quadro de funcionários para fortalecer sua ascensão profissional e capacitá-lo, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento.

Um exemplo de práticas de combate à discriminação é o desenvolvimento de ações de educação inclusiva que aprofundam os princípios de pertencimento e a necessidade de aliança entre as equipes. As empresas podem dar voz a grupos sub-representados organizando mesas redondas para discutir temas dentro de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho. Essas práticas precisam ser vistas como parte da cultura organizacional, de forma ininterrupta e integrada.

É importante que todas as formas de discriminação sejam abordadas e não consideradas como normalizadas. As empresas devem avaliar todas as políticas de equidade e levar a sério as questões de má conduta no local de trabalho quando se trata das diversas formas de discriminação.

Outra boa prática para fortalecer o DEI no local de trabalho são os métodos de contratação inclusiva, que promovem anúncios de emprego específicos ou programas de contratação com foco em grupos minoritários sub-representados. Em outra pesquisa do Indeed², 32% dos entrevistados acreditam que o recrutamento afirmativo faz parte das principais ações para que uma empresa alcance um ambiente mais inclusivo. Isso é de extrema importância, já que há poucas pessoas desses grupos na maior parte das empresas, principalmente em posições de liderança. A medida levanta discussões, mas tem sido vista por muitos como um dos primeiros passos para ambientes corporativos mais diversificados.

Os trabalhadores estão mais engajados em suas responsabilidades diárias e a produtividade aumenta quando eles podem ser eles mesmos no ambiente e sentir que pertencem àquele lugar; portanto, manter uma estratégia abrangente de DEI é uma alavanca para atração e retenção de talentos. No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Indeed em agosto de 2022, 36% dos entrevistados dizem esperar que um líder apoie e promova ativamente um ambiente de trabalho diverso e inclusivo.

A força de trabalho do amanhã se preocupa profundamente com as iniciativas de DEI, e os empregadores usarão essas iniciativas para continuar a se diferenciar em um mercado de trabalho competitivo em constante evolução. A diversidade é um incentivo para a inovação e ter equipes inclusivas agregará insights únicos; além disso, práticas respeitosas favorecem não só o trabalhador e a empresa, mas a sociedade, gerando um futuro promissor. Esta não é apenas uma tarefa moral, mas um meio de prosperar diante de uma visão ultrapassada do preconceito no local de trabalho. O futuro do trabalho é igualitário e inclusivo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quando menos é muito mais

    As agências independentes provam que escala não é sinônimo de relevância

  • Quando a publicidade vai parar de usar o regionalismo como cota?

    Não é só colocar um chimarrão na mão e um chapéu de couro na cabeça para fazer regionalismo