Trabalho remoto: 10 dicas para liderar à distância
O número de funcionários que trabalham algum período de tempo fora do escritório cresceu de 39% em 2012 para 43% em 2016
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Quando a Supersonic, que atua no ramo de otimização de conversão (CRO), obteve o certificado Great Place to Work (diagnóstico que avalia bons lugares para se trabalhar), com nota 94, algo me chamou a atenção. Não apenas pela nota que a empresa brasileira conseguiu atingir, muito alta por sinal, mas, sobretudo, pelo fato de ser um negócio que está no mercado há cinco anos e atua 100% remotamente desde a sua criação. É a prova que a tendência do trabalho remoto veio para ficar — e que os líderes e gestores do futuro precisam se preparar para isso.
Segundo um levantamento da Gallup, empresa com foco em pesquisa de opinião, o número de funcionários que trabalham algum período de tempo fora do escritório cresceu de 39% (2012) para 43% (2016). Os pesquisadores da Gallup descobriram que essa tendência não apenas está progredindo em praticamente todos os setores, mas também que os funcionários que passam de três a quatro dias por semana trabalhando fora do local tendem a relatar maior “envolvimento” em seus trabalhos.
Porém, não basta replicar os métodos do modelo de trabalho tradicional em seu negócio. Para que o modelo remoto funcione e seja produtivo, é preciso dar uma atenção especial e pensar sobre as especificidades desse tipo de trabalho.
Listo, a seguir, dez dicas que todo líder deve ter em mente na hora de implementar o modelo remoto em sua empresa, seja parcial ou integralmente:
1 – Pratique inteligência emocional
Para que o trabalho remoto seja compensador para todos, é essencial que as equipes tenham excelentes relações de trabalho com seus supervisores diretos. Nenhuma tecnologia substitui o verdadeiro motivo por trás da satisfação no trabalho: ter um chefe eficaz e emocionalmente inteligente.
2 – Não faça distinções
Para quem trabalha com times mistos, é importante não criar duas classes de empregados. Evite passar a mensagem de que existem funcionários favoritos ou que os trabalhadores remotos são cidadãos de segunda classe. Adaptar reuniões, por exemplo, evita passar a sensação de que o trabalhador remoto está excluído do grupo.
3 – Invista em planejamento de carreira
Antecipe as ansiedades de seus membros da equipe remota e agende uma reunião trimestral de desenvolvimento de carreira para fazer o check-in e falar sobre seu progresso e metas profissionais.
4 – Evite a microgestão
Para ter um time remoto é preciso que seu grau de confiança seja muito alto. Ser controlador, e tentar vigiar cada passo do seu colaborador pode gerar conflitos e detonar a produtividade. Muitos gestores estão acostumados a controlar os hábitos de seus funcionários e, quando têm de lidar com trabalhadores remotos, encontram diversas formas de exercer esse controle. É preciso construir relações de confiança e ter empatia com os subordinados.
5 – Tenha clareza ao definir metas e prazos
Um dos passos para evitar a microgestão, e turbinar a produtividade, é ter muita clareza com as metas e prazos que seu time deve cumprir. Assim, seu foco estará na entrega das metas dentro do prazo combinado, e não no número de horas trabalhadas por dia. Além de facilitar a vida de todos, essa estratégia ajuda a avaliar objetivamente os colaboradores com base nos resultados alcançados.
6 – Conheça seus colaboradores
É preciso criar o hábito de escutar mais e fazer perguntas. O contato físico possibilita ler os sinais e perceber as dores pelas quais um funcionário está passando. Na relação remota, demanda-se que o gestor se preocupe mais em nutrir esse relacionamento. Em vez de realizar reuniões restritas a relatórios de atividades, procure conhecer os seus colaboradores, suas motivações e desafios. Isso vai fazer com que se sintam mais valorizados.
7 – Não fuja dos conflitos
A distância cria uma dificuldade de resolver problemas e possibilita a criação de uma falsa harmonia. É preciso abraçar os conflitos e trabalhar a inteligência emocional para liderar uma equipe de funcionários remotos.
8 – Invista em feedbacks
Não se trata apenas de dizer o que está certo e errado. Estimule conversas transparentes com seus colaboradores e torne esse momento uma oportunidade para entender para onde a equipe está indo e quais correções podem ser feitas para melhorar o trabalho.
9 – Use ferramentas
Invista em ferramentas que vão ajudar a tornar a rotina de trabalho mais prática e produtiva. Gestão de projetos, organização e compartilhamento de arquivos, videoconferências, comunicação interna: atualmente existe ferramenta para tudo e você não deve abrir mão de nenhuma. O Slack, por exemplo, é uma plataforma de comunicação interna e pode ajudar bastante.
10 – Estimule contato físico
Não é porque a empresa funciona remotamente que você não deve estimular encontros presenciais com a equipe. Reuniões de planejamento e confraternizações podem ser ótimos momentos para estreitar os laços e conhecer melhor aqueles que fazem parte da empresa.
*Crédito da imagem no topo: RawPixel/Pexels
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