Assinar

Tradição e renovação

Buscar
Publicidade
Opinião

Tradição e renovação

Plural e seletivo, Caboré abraça a amplitude da indústria de comunicação, marketing e mídia, ao mesmo tempo em que responde e estimula as demandas de equidade, diversidade e inclusão


3 de outubro de 2022 - 16h00

A indústria de comunicação, marketing e mídia se notabilizou como uma das mais laudatórias da economia global. Em muitos momentos, a quantidade de prêmios criados para enaltecer suas empresas, profissionais e ações pecou pelo excesso.

A transformação da indústria provocada por novos hábitos de consumo, cobrança pelo foco nos resultados para os negócios das marcas e escassez de recursos para financiar o festival de troféus entregues todos os anos causaram uma depuração na agenda de premiações. Houve uma mudança no foco de fomento e repercussão dos prêmios que se mantiveram viáveis e atrativos. Se antes mobilizavam quase que exclusivamente as agências de publicidade, passaram a ser mais valorizados pelos executivos de marketing e suas empresas.

Neste cenário, há dois fenômenos nacionais. O Effie Awards Brasil é o prêmio que mais ganhou importância nos últimos anos, conquistando o status de principal arena de avaliação de campanhas do mercado. De 2021 para 2022, a alta nas inscrições foi de 40%. Na semana passada, os júris avaliaram os 163 finalistas e escolheram os ganhadores de Ouros, Pratas e Bronzes. Na próxima edição, serão revelados os vencedores deste ano. Entretanto, a distinção dada a cada ganhador só será conhecida no dia 8 de novembro, quando acontece a festa de premiação, no Vibra Hall, em São Paulo. Na mesma data, a última etapa do júri escolherá, horas antes do evento, a campanha ganhadora do Grand Effie.

Também na semana passada, foram revelados os indicados ao Caboré 2022, em lives realizadas nas manhãs de quinta e sexta-feira. E este é o outro feito entre as premiações brasileiras, por manter a atratividade e mobilizar a atenção da indústria há mais de 40 anos. Duas características complementares justificam a sua resiliência: tradição e renovação.

Ao contrário de muitas premiações que incham a quantidade de troféus distribuídos, o Caboré nasceu em 1980 com dez categorias e, hoje, mantém 14. Nesta 43ª edição, faz dois ajustes para acompanhar a evolução das práticas do mercado. Transforma a área de Profissional de Planejamento em Profissional de Estratégia, para acolher a nomenclatura mais usual na atualidade e expressar a amplitude dessa atividade. E, à categoria de Profissional de Atendimento, adiciona Negócios, dando à área uma dimensão maior e mais sintonizada com a transformação das empresas e da indústria.

O aspecto da renovação não apenas contempla a extensão do setor de comunicação, marketing e mídia, mas responde e estimula demandas como as de equidade, diversidade e inclusão. Desta forma, consegue contemplar a pluralidade, mesmo mantendo sua característica seletiva.

Em 2022, dos 42 indicados, 38 não têm a Coruja e 31 jamais a disputaram. Nas oito categorias voltadas a profissionais, dos 24 indicados, 23 nunca venceram e 20 concorrem pela primeira vez. A maioria das indicações é de mulheres: 13.

Entre as características que mantêm a credibilidade do Caboré estão uma ampla consulta ao mercado, que se manifesta por meio das sugestões enviadas pelo Círculo Lideranças, integrado por assinantes de Meio & Mensagem; a análise e o crivo editorial pelo qual passam os nomes considerados para figurar entre os finalistas, fundamentais para que a lista de indicados reflita o momento atual da indústria e aponte para sua evolução; e a auditoria da PwC na fase de votação aberta aos assinantes para eleição dos vencedores — período que este ano começa em 31 de outubro e vai até 2 de dezembro.

O voto é atrelado ao CPF, portanto, só pessoas físicas conseguem participar, mesmo nos casos de assinaturas corporativas, e a votação é restrita a assinantes ativos antes da divulgação da lista de indicados, o que impossibilita o investimento de concorrentes em novas assinaturas para aumentarem seu potencial de vitória.

As corujas chegam às mãos dos eleitos no dia 7 de dezembro, em evento no Monte Líbano, em São Paulo.

Outra característica do Caboré, repetida por muitos que já concorreram, é que estar entre os indicados já é um prêmio — o que dá a dimensão da responsabilidade de Meio & Mensagem em publicar a lista desta edição, pois ela ajuda a parametrizar os padrões do mercado, chancela carreiras e impulsiona negócios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Momento certo, pessoa certa e lugar certo

    Quando se planeja a mídia com base no comportamento real do consumidor, a conexão se torna mais autêntica e eficaz

  • Impactos do retail data

    Como usar os dados do varejo para guiar a estratégia de marca