Pyr Marcondes
24 de setembro de 2017 - 12h30
Anunciantes terão agora a sua disposição nas plataformas de comunicação publicitária do Facebook a possibilidade de veicular peças digitais para um tráfego que já visitou anteriormente suas propriedades no mundo físico. Eles poderão ainda expandir essa compra para grupos dos chamados look alike, ou seja, clusters de audiência com comportamento assemelhado ao do público básico original, que também tenham feito visitas a lojas reais. Poderão ainda fazer uma segmentação seletiva para, por exemplo, promoções específicas para visitantes de primeiro contato.
Segundo o próprio Facebook, os primeiros testes da nova ferramenta estão já sendo feitos por empresas como KFC, Dick’s Sporting Goods and Macy’s.
Como declarado ao Ad Age pelo Product Manager of Offline Sales, Gabrial Francis, “isso permite às companhias fechar o loop de sua publicidade. Vinte anos atrás, quando se iniciou o advento da publicidade online, percebemos que os anunciantes desejavam desde então entender o impacto de sua comunicação não só no mundo online, mas também nas compras efetivamente feitas na loja. Eles também desejavam as informações desses cruzamentos apr otimizar suas ofertas e estratégias em busca das melhores taxas de conversão. E assim, oltimziarem também seus investimentos na publicidade online”.
Aparentemente, agora a ferramenta do Facebook entrega esse sonho de consumo aos anunciantes.
Como lembra o Ad Age, há algumas ferramentas como NinthDecimal, PlaceIQ, além do Snapchat, que com a recente aquisição do Placed ganhou também essa possibilidade, oferecem já essa possibilidade. Mas nenhuma delas tem os 2 bilhões de usuários que o Facebook tem.
O desafio subsequente é provar que as eventuais compras feitas a partir desse cruzamento foram efetivamente realizadas por conta desse cruzamento. Nada fácil. Mas segundo Francis a plataforma Lift do FAcebook pode ajudar nessa confirmação.
Como detalha a reportagem do Ad Age, embora possa ainda assim ser difícil de determinar com precisão o estado da arte desses cruzamentos on/off, KFC por exemplo não parece tão preocupado assim com isso. Representantes da rede de restaurantes teriam declarado que de fato conseguiram incrementar o consumo médio epr capta de sue público após o uso da nova ferramenta do Facebook.