Marketing

Tutores brasileiros investem dinheiro em seus pets, diz Serasa

Estudo conduzido em parceria com o Instituto Opinion Box revela os hábitos de consumo dos donos de pet no Brasil

i 3 de outubro de 2025 - 16h43

65% dos tutores brasileiros afirmam estar dispostos a investir o que for preciso com seus pets, diz Serasa (Crédito: Shutterstock-AI)

65% dos tutores brasileiros afirmam estar dispostos a investir o que for preciso com seus pets, diz Serasa (Crédito: Shutterstock-AI)

A Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, apresenta um estudo que revela o comportamento, especialmente financeiro, dos donos de pets do Brasil. As empresas revelaram que os bichinhos deixaram de ser apenas animais de estimação e se tornaram membros da família.

Por isso, 65% dos tutores brasileiros afirmam estar dispostos a investir o que for preciso com seus pets, enquanto 52% dizem já ter priorizado o orçamento do animal em relação a outras necessidades.
Esses investimentos podem variar em questão de valor, sendo que 56% dos tutores gastam até R$ 300 por mês com seus pets, já 48% têm gastos que equivale a até 5% da renda mensal, e 31% chegam a investir entre 6% e 10% de sua renda.

Os investimentos variam entre alimentação (83%), vacinas (38%), Banho e tosa (35%), remédios (33%), consulta no veterinário (30%), brinquedos (21%) e exames (15%). Em 40% dos casos, os tutores dividem as despesas com outras pessoas.

Pets no dia a dia

Além dos investimentos financeiros, os animais ajudam no dia a dia dos tutores. Segundo os respondentes 89% dos tutores afirmam que os pets melhoraram o bem-estar emocional e 92% relatam que a presença dos animais ajudou a aliviar os sintomas de solidão e estresse.

Ter um animal em casa também altera a rotina da casa. Para a maioria dos respondentes, os donos de animais limpam a casa com mais frequência (36%), enquanto 33% ficam menos tempo fora de casa para não deixar o bicho sozinho. 24% ficaram mais atentos aos gastos para não faltar nada para os animais, enquanto 20% fazem mais atividades físicas passeando ou brincando com o pet.

O estudo também apontou que 58% dos donos têm mais de um animal em casa. Dentre esses, 39% optaram pela adoção, enquanto 32% resgataram seus companheiros de uma situação de abandono. Já 27% ganharam de presente de um amigo ou familiar.