Comunicação

Morre o publicitário Sérgio Amado, aos 77 anos

Ele comandou a rede Ogilvy no Brasil por 20 anos, foi country manager do WPP no País e presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade

i 4 de outubro de 2025 - 12h21

Sergio Amado comandou a rede Ogilvy no Brasil por 20 anos,

Sergio Amado comandou a rede Ogilvy no Brasil por 20 anos,

Morreu neste sábado, 4 de outubro, o publicitário Sérgio Amado, aos 77 anos. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Sérgio Amado atuou por 23 anos no grupo WPP, sendo 20 deles na liderança da Ogilvy, onde chegou em 1997. Até 2017, comandou o Grupo Ogilvy no Brasil, quando passou a presidência da rede para Fernando Musa.

Do início de 2018 a agosto de 2019, Sergio Amado, ocupou o cargo de country manager do WPP no País, desde então desempenhado por Stefano Zunino.

Com essa mudança na liderança da holding no Brasil, Sergio Amado deixou o WPP após 23 anos, e se afastou do mercado publicitário.
Bacharel em Jornalismo, Ciências Sociais e História, Sergio Amado começou sua carreira como jornalista, em 1969, mas cerca de três anos depois passou a atuar como redator na agência Vox Propaganda, em Salvador, sua cidade natal. Depois, se transferiu para a filial baiana da Standard Ogilvy & Mather.

Em 1979, fundou a agência Divisão Associados, que posteriormente se fundiu com a Engenho Propaganda, dando origem a D&E, que, por sua vez, se fundiu com a DM9 Salvador em 1990, formando a DS 2000.

Em 1991, Sergio Amado se mudou para São Paulo e entrou para a sociedade da Denison Propaganda, comprada em 1997 pela Standard Ogilvy & Mather, uma das redes globais do WPP que desde o ano 2000 adotou no Brasil a marca Ogilvy & Mather. Naquele mesmo ano de 1997, Amado se tornou o principal executivo da Ogilvy no Brasil.

Entre 2001 e 2003, ele exerceu a presidência da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).

Em 2012, enquanto presidente da Ogilvy Brasil, Sérgio Amado conquistou o Caboré 2012 de Dirigente da Indústria de Comunicação.

Depois anos depois de deixar a WPP, Sérgio Amado acabou se reaproximando do mercado publicitário em 2021, ao aceitar o convite de Martin Sorrell para ser conselheiro da S4 Capital no Brasil.

Os dois trabalharam juntos por 25 anos, quando Sorrell liderou as operações globais do WPP e Amado comandou a Ogilvy no Brasil.