How To
Empreendedorismo: a causa de todas as causas
O novo bilionário é aquele que impacta positivamente um bilhão de pessoas
Empreendedorismo: a causa de todas as causas
BuscarEmpreendedorismo: a causa de todas as causas
BuscarO novo bilionário é aquele que impacta positivamente um bilhão de pessoas
1 de dezembro de 2015 - 5h14
Por Max Petrucci (*)
Semana passada, de 16 a 22 de novembro, aconteceu a Semana Global de Empreendedorismo da Endeavor, uma das principais fundações de empreendedorismo no mundo. No Brasil desde 2000, a organização já capacitou 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância que acontecem o ano todo. A Garage, que nasceu inspirada no espírito garageiro das startups do Vale do Silício, tem adotado o empreendedorismo como causa e, por isso, apoiou a SGE deste ano, produzindo peças de comunicação para mídia impressa, TV aberta, banners digitais, mídia indoor e redes sociais.
Falar de empreendedorismo em tempos de crise é ainda mais significativo. Incrível como na crise o empreendedor nato enxerga oportunidade e procura se reinventar. Parece que o botãozinho da capacidade de resolver problemas é acionado e “ploft”: soluções chegam em forma de novos negócios.
Também é interessante observar como a cada edição da SGE vemos mais eventos sobre empreendedorismo social e mais startups ligadas a causas. Quantos aplicativos “do bem” você conheceu no último ano? Posso citar alguns que me impactaram diretamente e são de pessoas próximas como o“Tem Açúcar”, que a estudante de comunicação carioca Camila Carvalho criou aos 25 anos e está estimulando a troca entre vizinhos, resgatando o senso de comunidade nas grandes cidades e fazendo uma crítica ao consumo desenfreado.
Outro exemplo é o “GoodPeople App”. Lançado há duas semanas pela paulistaAna Júlia Ghirello e pelo sueco-carioca Maxim Kejzelman, é um aplicativo que estimula que pessoas se conectem para fazer projetos colaborativos. Nesse curto intervalo de tempo eles já mostram que existia uma demanda reprimida por esse tipo de serviço: são 1.100 usuários cadastrados com quase nenhum investimento em mídia, apenas boca a boca.
Eu acho que faz muito sentido que essa ligação entre empreendedorismo e causas sociais aconteça porque, cada vez mais, quem se dispõe a empreender, faz isso por uma motivação interna, pela necessidade de trabalhar com algo em que acredite, para além da visão de negócios — que, claro, é fundamental. Em tempos de escassez de recursos isso fica ainda mais evidente pois aqueles que iriam empreender apenas visando lucro rápido e fácil, desistem. Gosto muito da citação que ouvi do Peter Diamandis, cofundador da Singularity University, de que o novo bilionário não é aquele que ganha um bilhão de dólares, mas aquele que impacta um bilhão de pessoas positivamente.
Se não impactamos positivamente um bilhão de pessoas agora, com essa ação pontual de apoio à SGE, as chances de que os participantes das 30 cidades brasileiras e dos 160 países criem projetos que cheguem lá são enormes.
*Max Petrucci C&O da Garage, do IMS Group, e mentor da Endeavor
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas