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18 de agosto de 2020 - 8h15
Por Alexandre Kavinski (*)
Não é mais novidade no mercado brasileiro. Já vimos este movimento com o BTG Pactual comprando a Exame no final de 2019 e a XP adquirindo a Infomoney em 2011. O movimento da Magalu comprando o Canaltech vem na mesma linha. A ideia faz parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, ou de inbound marketing, para quem está mais antenado. A questão é que conteúdo é um excelente veículo para convencimento do consumidor.
As pessoas não querem só encontrar opções e preços e reviews de produtos, mas em muitos casos o consumidor está avaliando se o produto é mesmo o melhor e mais adequado para a sua necessidade específica.
Acontece que muitos destes clientes não irão realizar a compra antes de se informar. A questão é: se você pode esclarecer as necessidades do cliente em seu próprio ambiente, as chances de converter este cliente em sua plataforma aumentam consideravelmente.
Para produtos tecnológicos, especialidade do Canaltech, esta necessidade de se informar antes de realizar uma compra aumenta consideravelmente e estamos falando de um segmento de alto retorno para as lojas virtuais.
O que torna a aquisição do Canal Tech pela Magalu mais interessante é o fato da Amazon não seguir este tipo de estratégia, embora Jeff Bezos tenha adquirido o Wall Street Journal. Isso tem mais a ver com o Bezos interessado em modernizar o jornalismo e, obviamente, se beneficiar do lobby em torno de um veículo tão importante no meio político americano.
A explicação é simples, acontece que o benchmark de Magazine Luiza não é a Amazon, mas sim o Alibaba e o próprio CEO da companhia Fred Trajano explicou em entrevista ao Canaltech: “O e-commerce content é muito forte lá na China com o Alibaba, por exemplo. Quando criamos a Lu, a ideia era unir comércio com conteúdo, porque quando saímos do varejo físico para o digital, a venda ficava muito fria.”
Sim, Alibaba usa e abusa de marketing de conteúdo em várias de suas iniciativas e já vem bastante avançado neste sentido com uma série de ações e ferramentas focadas em influenciadores e até mesmo com a inteligência virtual, identificando necessidades e gerando conteúdo customizado para ajudar na decisão de compra de seus clientes.
Sem dúvida, é muito gratificante ver como o mercado digital brasileiro vai se desenvolvendo e explorando técnicas de marketing que poucas corporações mais robustas no Brasil exploravam até aqui, como o marketing de conteúdo e inbound marketing. Com certeza um sinal de que nosso mercado está ganhando maturidade.
Vale lembrar que paralelo a compra do Canaltech, a Magalu também adquiriu a In Loco, mas o objetivo neste caso é construir sua própria solução de publicidade, mas isso é papo para outro artigo.
(*) Alexandre Kavinski é Sócio, Fundador da i-Cherry e CMO da Mirum e i-Cherry.