Assinar

7 perguntas sobre campanhas de vídeo que as marcas devem fazer

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

7 perguntas sobre campanhas de vídeo que as marcas devem fazer

Buscar
Publicidade

Notícias

7 perguntas sobre campanhas de vídeo que as marcas devem fazer

Saiba como definir estratégias para atingir a audiência e transmitir a mensagem da empresa de forma eficaz


28 de novembro de 2014 - 8h13

Cerca de 50 milhões de norte-americanos consomem vídeos mensalmente. Ainda assim, o marketing de vídeo online é visto como novidade no mercado. Desenvolver uma campanha nesse formato não é tão difícil e é muito mais divertido do que qualquer outro tipo de ação.

Confira 7 perguntas que as marcas devem fazer para definirem suas estratégias e investimentos em vídeo:

1. Quais são os objetivos e expectativas?
A primeira pergunta deve ser por que criar a campanha. Apesar de parecer uma questão óbvia, esse é o passo mais importante. O objetivo da marca é promover um produto ou serviço? A empresa quer gerar leads ou estimular clientes? Se a ação deve se tornar viral, quantas visualizações ela deve atingir?

 

2. Qual é o público alvo?
Uma campanha de vídeo eficaz requer uma segmentação da audiência de acordo com o conteúdo. Alguns fatores a serem considerados são: idade, tipo de indústria, estágio no ciclo de compra, etc. A habilidade de segmentar depende da qualidade e precisão dos dados coletados pela empresa, além das ferramentas utilizadas, como a plataforma de automação.

 

3. Qual é o conceito criativo por trás da campanha?
Não importa qual seja o método utilizado, o conceito criativo deve fazer algum sentido para a audiência e para a história que a marca está tentando contar. É importante lembrar que a campanha não precisa ser engraçada ou extremamente criativa para ser eficaz e transmitir a mensagem. Na verdade, estudos mostram que os consumidores assistem mais a vídeos institucionais, seguidos por vídeos de produtos e serviços e, por fim, de humor.

 

4. Quantos vídeos serão necessários?
Geralmente, uma campanha em vídeo consiste em uma série de filmes relacionados e distribuídos durante um determinado período de tempo. Não há uma regra estabelecida sobre quantos exatamente devem ser produzidos, tudo depende dos objetivos da marca, do tempo e dos tipos de vídeo que serão utilizados. Felizmente, algumas empresas são capazes de produzir muito em pouco tempo. Por isso, é importante primeiro definir a quantidade antes de escolher o fornecedor.

 

5. Quem vai criar os vídeos para a campanha?
Empresas que possuem seu próprio departamento de produção não são, necessariamente, sinônimo de sucesso. Questões relacionadas a capacidade ou tempo podem obrigar a companhia a terceirizarem o serviço. Nesse caso, é preciso considerar o seguinte:
 

1. Volume – Quantos vídeos podem ser produzidos e qual será o tempo de produção?

 

2. Alcance – A equipe de vídeo é capaz de filmar e produzir onde quer que seja preciso?

 

3. Escala de gerenciamento – Qual é o grau de dificuldade em gerenciar de forma eficaz o grande volume de produção? As responsabilidade vão desde a redação do script até a filmagem e o feedback. Portanto, é importante contar com uma parceria capaz de fornecer uma plataforma de produção e ferramentas de monitoramento e gerenciamento de múltiplos projetos, do início ao fim.

 

4. Custo – Qual é o budget e como aproveitá-lo ao máximo? Depois de considerar o tempo, é hora de pensar no fator financeiro, o que será mais barato – produzir internamente ou terceirizar?

 

6. Como os vídeos serão distribuídos?
Uma estratégia de distribuição bem planejada é necessária para garantir que o vídeo seja notado pelo públlico alvo. Um ótimo lugar para começar é o site da marca, isso vai ajudar com SEO e encorajar prospectivos.

Em seguida, a empresa deve considerar em quais canais sociais o vídeo será divulgado, como YouTube, Twitter, Facebook, LinkedIn e Tumblr. Essa é a melhor maneira de engajar fãs e consumidores e incentivá-los a compartilhar o conteúdo.

Vídeos também devem fazer parte das campanhas de e-mail, o que pode aumentar o CTR em 96%. Incluí-los em press releases e newsletters pode ser uma ótima estratégia.

7. Como mensurar performance e ROI?
Antes de iniciar a campanha, é preciso considerar as variáveis que a empresa pretende monitorar e como mensurá-las. Google Analytics ou plataformas como KISS Metrics são muito eficazes, mas analytics específicos para vídeos também são importantes. Ao adicionar vídeos a players gratuitos mais avançados, é possível descobrir quem está assistindo, por quanto tempo, quando pararam de assistir, etc.

Essas informações são essenciais para as marcas entenderem as necessidades da audiência e otimizarem suas campanhas


O segredo para o sucesso de marketing em vídeo

Além dos tópicos citados acima, uma dica final pode ser de grande utilidade: colocar o plano no papel. A melhor forma de definir estratégias é escrevê-las. Depois, basta reunir a equipe para finalizar os detalhes, fazer os ajustes finais e certificar-se de que todos estão acompanhando. Basicamente, o segredo é planejar com antecedência, definir KPIs e dedicar um tempo para encontrar uma boa produtora de vídeo capaz de transmitir a visão da empresa.


Com informações do Marketo 

Publicidade

Compartilhe

Veja também