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Cinco dicas importantes para as marcas no Reddit

O site de publicações sociais ainda é um desafio para marcas e anunciantes; veja exemplos de como não fracassar na plataforma


11 de março de 2014 - 2h39

O Reddit é um site de publicações sociais onde memes e notícias transformam-se em virais antes de fazerem sucesso em plataformas “maiores”, como o Facebook. Parece um ótimo lugar para anunciar, porém os redditors odeiam o marketing em quase todas as suas formas e são bons em detectar publicidade fake e mentirosa. Às vezes eles só odeiam sua empresa e ponto.

Durante palestra no SXSW na segunda-feira 10, Rohit Thawani, diretor de estratégia digital da TBWA/Chiat/Day e Garret Tillman, gerente sênior de social media da Trulia, tentaram ajudar anunciantes e agências a compreender o universo selvagem e maravilhoso do Reddit. Abaixo, você lê cinco dicas sobre marketing no Reddit:

1. Admita: É provável que você não consiga dominar o Reddit. Thawani disse que a maioria das marcas utiliza a plataforma de um jeito horroroso. Se sua marca está assustada com questões que toquem em pontos delicados ou não está disposta a acompanhar assuntos de destaque, nem apareça pelo site.

2. Não poste memes. Marcas que tentam mergulhar no mundo dos memes estão fadadas ao fracasso. Quando a Pilot postou uma imagem da caneta G2 com a legenda “a única caneta que importa”, os redditors recuaram. Um usuário escreveu: “Mesmo que ele não tenha sido pago pela empresa ou pela agência, eu não quero que fãs de determinada marca criem contas só para ficar postando sobre o produto. O que seria do Reddit, então?”.

3. Seja real. O case da Nissan é um dos melhores exemplos: dois gerentes da comunidade perguntaram às pessoas sobre as coisas mais loucas que poderiam comprar na Amazon, e então realmente compraram o que foi sugerido. Um redditor postou uma imagem de uma caixa gigante da Amazon em um caminhão – que por acaso continha um Nissan Versa Note. A foto viralizou, ponto para a Nissan. E os redditors emplacaram com um bom conteúdo.

4. Não tenha medo de fuçar. “Existem ferramentas que mostram que fuçar no Reddit pode ser mais eficaz do que postar”, afirma Thawani. Um exemplo disso é o Reddit Enhancemente Suite, que permite assinatura por temas. Dá também para rastrear o subreddit mais popular e ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo via r/hailcorporate ou entrar no Does Anyone Else, espaço para perguntas sob medida para fazer uma pesquisa de mercado com sua comunidade.

5. Seja generoso. Use o Gold para recompensar usuários que falam coisas positivas sobre sua marca. “É um jeito de surpreender e satisfazer a comunidade”, diz Tillman. O pacote Gold custa US$ 5 e também ajuda no funcionamento dos servidores, o que beneficia os redditors.

Nesse link, dá para conferir o subreddit criado sobre a palestra no SXSW.

Do Advertising Age 

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