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Como os modelos freemium podem converter usuários em consumidores
Veja como sua empresa pode usufruir dessas estratégias no longo prazo
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ProXXIma
22 de abril de 2014 - 7h30
Para anunciantes com software-as-a-service (SaaS), os modelos freemium são uma alternativa fácil e de baixo risco para apresentar seus produtos. É uma forma dos consumidores obterem versões simplificadas e gratuitas daquilo que está à venda. Também existem o período de teste no qual o usuário pode experimentar o produto ou serviço na íntegra, mas por um tempo limitado.
Os dois métodos evitam que a marca faça um grande investimento antes de comprovar a eficácia do produto. Porém, essas estratégias vêm acompanhadas de grandes desafios.
1. Conversão
Para acessar a versão freemium do produto, o usuário precisa informar seus dados básicos. Para que ele decida investir na oferta, a empresa acumular dados sobre como a plataforma é utilizada. Como fazer isso? Por meio de automação de marketing. Com uma solução sofisticada, é possível detectar insights sobre os consumidores e o produto e veicular uma comunicação personalizada.
2. Rastreamento por aplicativos
Essas ferramentas facilitam a percepção de uso do produto: como está sendo utilizado, por quanto tempo, em qual dispositivo.
3. Direcionamento
Ter dados não é suficiente. É preciso utilizá-los para personalizar as experiências dos usuários. A plataforma deve funcionar como uma ferramenta que mensura engajamento, para veicular campanhas baseadas nas ações do usuário. Por exemplo, se o usuário não acessa o serviço por uma semana, é uma boa ideia lembra-lo via e-mail. Segundo o Totango, pessoas que testam o serviço estão quatro vezes mais propensas a se tornarem assinantes da versão paga. Interagir com esse público aumenta as taxas de adesão em 70%.
4. Experiência personalizada da web
A plataforma de automação de marketing deve ter capacidade de personalizar o website, para que os usuários sejam impactados com uma experiência relevante.
Com informações do Marketo Blog
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