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Fundação Dom Cabral e Maio Marketing criam Índice de Relevância Digital

Utilizando a tecnologia de inteligência artificial do supercomputador Watson, da IBM, parceira da FDC, a proposta do índice é a de oferecer uma fotografia real dos níveis de engajamento e influência da companhia no ambiente digital.


18 de agosto de 2017 - 11h36

 

 

Por meio de três variáveis – desempenho, presença e percepção – indicador permite que as companhias participantes tenham novo parâmetro para avaliar sua presença digital

A Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios com atuação internacional, e a Maio Marketing, empresa de serviços especializados de marketing que une estratégia, dados e tecnologia, desenvolveram o Índice de Relevância Digital, indicador que pretende aferir a relevância digital de companhias brasileiras.

Utilizando a tecnologia de inteligência artificial do supercomputador Watson, da IBM, parceira da FDC, a proposta do índice é a de oferecer uma fotografia real dos níveis de engajamento e influência da companhia no ambiente digital.

“Utilizamos nosso expertise em Data Driven Marketing, Customer Experience e Martech para pensar em algo inovador e aplicado ao negócio do cliente que, ao mesmo tempo, gerasse engajamento e uma reflexão sobre o tema. Desenvolvemos uma aplicação que calcula online este Índice e entrega por e-mail o resultado da empresa e o comparativo com as demais participantes do setor”, explica Daniela Guerra, diretora da Maio.

Para chegar a esse resultado, o Índice de Relevância Digital avalia três variáveis: performance, com os dados page rank do site institucional da empresa, utilizando os indicadores Page Authority e Mozrank; presença, com o nível de engajamento em relação ao número de seguidores nos perfis em redes sociais da companhia; e percepção, com sentimento geral relacionado às citações em postagens de seguidores da empresa. Com a ajuda do Natural Language Understanding do IBM Watson, é possível mapear e cruzar essas variáveis em minutos, para um diagnóstico preciso.

“Este Índice pode ajudar a nortear a empresa do ponto de vista de sua atuação no meio digital em relação a essas três variáveis com base em seus seguidores. Ele também apresenta um comparativo com as empresas do seu setor que também participarem da ação. Portanto, quanto maior o número de participantes, mais relevante fica o resultado”, enfatiza o diretor da Maio, Fred Conte.

O Índice de Relevância Digital tem potencial para se tornar recorrente e evoluir com novas variáveis, podendo ser aplicado em outros contextos. As empresas interessadas em obter sua avaliação de relevância digital podem acessar gratuitamente a plataforma.

Para calcular o Índice da empresa, basta acessar o link: www.relevanciadigital.fdc.org.br

 

 

 

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