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Ranking: os 10 fatos que movimentaram a web em 2014
Copa do Mundo, Eleições... o Brasil se mostrou na internet, liderou as interações mundo afora nas redes sociais e mostrou seu potencial de engajamento
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22 de dezembro de 2014 - 4h00
POR FERNANDA BOTTONI
Em ano de Copa do Mundo e Eleições, muitos foram os picos de audiência e recordes de interação nas redes sociais. Confira a seguir os assuntos que mais movimentaram o mundo digital em 2014.
1 – Copa do Mundo
A Copa do Mundo foi quente no digital, começou com o #ImaginaNaCopa, em que tudo indicava um caos na organização, e culminou no fatídico 7×1 da Alemanha contra o Brasil, dia 8 de julho, quando o verdadeiro vexame foi protagonizado mesmo pela seleção brasileira… Entre um e outro, houve também o sofrido Brasil x Chile e a lesão de Neymar, no jogo contra a Colômbia. Só no Twitter, a hashtag #ForçaNeymar gerou mais de 700 mil tweets e o atleta se tornou o usuário que mais ganhou seguidores em 2014. No Facebook, o Mundial da FIFA no Brasil também entrou para a história, como o assunto que mais gerou conversas na rede social em todos os tempos.
2 – Eleições
O digital também foi palco de muitas discussões sobre as eleições. O que prometia ser um grande debate acabou se tornando um ringue eleitoral, especialmente no segundo turno, quando os eleitores praticamente se dividiram entre “coxinhas x petralhas” e passaram a trocar agressões e xingamentos de todos os tipos – e níveis também, infelizmente. Só o Facebook recebeu 674,4 milhões de comentários, ‘curtidas’ e postagens sobre o período eleitoral no Brasil. No Twitter, o destaque ficou com o #DebateNaGlobo do primeiro turno entre presidenciáveis, que somou mais de 3,1 milhões de tweets em menos de seis horas, número maior do que o visto na final da Copa das Confederações do ano passado, que gerou 3 milhões de Tweets, e quatro vezes maior do que a comoção do país em torno da lesão de Neymar na Copa (#ForçaNeymar), que teve mais de 700 mil Tweets das 17h do dia 4 de julho até as 12h do dia 5 de julho.
3 – Selfie no Oscar
Em 2014, também é impossível esquecer o troféu de “Tweet de Ouro”, dedicado à selfie de Ellen DeGeneres, enquanto apresentava a premiação do Oscar, em março. A foto com o texto “If only Bradley’s arm was longer. Best photo ever. #oscars” foi retuitada mais de 3 milhões de vezes.
4 – Desafio do Balde de Gelo
Segundo o Facebook, entre junho e setembro, pessoas do mundo todo – incluindo Mark Zuckerberg – compartilharam mais de 17 milhões de vídeos do Desafio do Balde de Gelo como uma forma de conscientização sobre a (ELA), uma doença neurodegenerativa.
5 – Mídia programática
O que se falou sobre mídia programática este ano não foi brincadeira, não. A forma automatizada de comprar espaço ganhou os holofotes do mercado e promete, para o próximo ano, uma verdadeira revolução.
6 – Waze
O aplicativo que vinha conquistando cada vez mais fãs de fato mudou o trânsito das grandes cidades neste ano. Difícil encontrar quem não conte com ele para chegar mais rápido, conhecer caminhos mais alternativos ou se localizar quando está totalmente perdido. Valeu, Waze!
7 – Whatsapp
Esse foi outro que mudou a forma como nos comunicamos e se tornou o app de mensagens preferido por 67% dos brasileiros segundo estudo da Acision. Parabéns, Whats, você merece!
8 – Instagram ultrapassa Twitter em número de usuários
E quem diria que, na reta final de 2014, o Instagram atingiria a marca de 300 milhões de membros mensais ativos, ultrapassando o Twitter, que é acessado por 284 milhões de pessoas todos os meses. Em outubro, a rede social também anunciou que vai começar a veicular publicidade no Brasil a partir do ano que vem. No mesmo mês, ela estreou os primeiros anúncios em vídeo com algumas marcas norte-americanas.
9 – Finalmente, o Marco Civil da Internet
Um marco na história digital brasileira foi, enfim, o Marco Civil da Internet, sancionado em abril pela presidenta Dilma Rousseff. Entre os seus principais pontos estão:
– NEUTRALIDADE DA REDE. O projeto regulamenta que o tráfego de pacotes de dados não pode favorecer certos tipos de serviço. Não deve haver limite de velocidade (caso o usuário baixe muitos vídeos, a velocidade não pode ser diminuída, por exemplo) e nem censura de conteúdo.
– PRIVACIDADE. Fotos e textos de redes sociais inativas deverão ser efetivamente excluídos, o monitoramento massivo tornou-se ilegal e uma autorização prévia do usuário passou a ser exigida para a venda de informações.
– RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL. O provedor não é mais responsável por qualquer conteúdo publicado pelo internauta. Entretanto, para removê-lo, será necessária uma ação judicial.
– PUNIÇÕES. O Marco Civil estabeleceu punição criminal, civil e administrativa para o caso de quebra de sigilo, além de indenizar usuários cujos direitos sejam violados.
10 – E o banner fez 20 anos
O formato mais antigo da publicidade online – que nasceu com aquela cara de "botão”, ganhou movimentos em gif e flash, passou a oferecer entrega dinâmica e alternada, conseguiu veicular vídeo, sons, formulários para pesquisas etc – completou vinte anos sem parar de se reinventar e sem deixar de ser condenado à morte ano após ano.
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