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State of News Media mostra migração da publicidade para o meio digital

Relatório anual do Pew Research aponta que grandes veículos impressos norte-americanos estão apostando em publicidade e assinaturas digitais


22 de março de 2013 - 2h45

O relatório anual “The State of the News Media” foi divulgado no dia 18 de março pelo Projeto Pew Research Center a Excelência em Jornalismo. O estudo aborda uma análise de mercado, especificando os acontecimentos mais importantes no ambiente das notícias em 2012, nos Estados Unidos. Nesta 10ª edição, o relatório faz um balanço sobre as mudanças no cenário das TVs locais, abertas e a cabo – e principalmente destaca o aumento do conteúdo e publicidade digital, que é considerado pelo mercado de comunicação norte-americano, o pote de ouro para a sobrevivência dos veículos.

 

A publicidade digital, em geral, cresceu 17% em 2012, para US$ 37,3 bilhões. Com isso, representa hoje 23% do mercado total de publicidade dos EUA, acima de 20% em 2011. Segundo a pesquisa, as publicações nos EUA apresentaram queda de 7% do lucro com publicidade. Entretanto, a queda geral ficou em 3%. Isto significa que houve uma melhorar em novas entradas de receita – principalmente com o impulso do mercado digital. O conteúdo patrocinado online teve um crescimento de 40%. Apesar de ainda ser um mercado pequeno, essa categoria de publicidade cresceu 39% em 2012 após um crescimento de 56% em 2011.

 

Os números também são refletidos no mercado de publicidade em dispositivos móveis. Seis empresas são responsáveis por 72% de um mercado de US$ 2,6 bilhões – e nenhuma delas é de produção de notícias: Pandora, Google, Millenial Media; Apple iAds, Facebook e Twitter. A publicidade digital local, um segmento importante na área de notícias, teve crescimento de 22% no ano passado. Segundo o estudo, duas empresas despontam com o interesse nas vendas de anúncios locais: o Google, líder nos anúncios nas buscas e no mobile – e o Facebook.

 

Os dados das redes sociais também despertam atenção, sendo que 15% dos adultos nos EUA obtêm a maioria das notícias de amigos e familiares por meio da mídia social – esse número cresce para um quarto entre os jovens de 18 a 29 anos. Os anúncios para celular cresceram 80% em 2012. Com isso, os dispositivos móveis já correspondem cerca de 7% do total de gastos com publicidade digital.

 

No tablet, os números do ano passado também são animadores para a indústria da notícia norte-americana – 31% dos americanos possuem esse tipo de dispositivo móvel. Os aplicativos de notícia estão crescendo entre a preferência dos usuários – e em muitos casos estão substituindo a audiência dos sites.

 

A queda da mídia tradicional

 

O estudo aponta que nos jornais impressos, os cortes de mão de obra nas redações em 2012 fizeram o índice de emprego cair 30% desde 2000. Na TV aberta, o tempo de duração das matérias noticiosas diminuiu e, comparando com 2005, a cobertura jornalística do governo foi cortada pela metade. Assim, editorias como, esportes, previsão do tempo e relatórios de trânsito passaram a ocupar 40% do conteúdo.

 

Na TV a cabo, a cobertura de eventos ao vivo durante o dia, que geralmente exige uma equipe e correspondente, caiu 30% de 2007 a 2012. Apesar das baixas, a TV local ainda é a principal fonte de notícias para os norte-americanos. Entretanto, os números de audiência, principalmente entre os jovens, vêm caindo. As receitas publicitárias estiveram em alta em 2012 – por conta de US$ 2,9 bilhões investidos em propaganda política.
 

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