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UGC: o que é conteúdo gerado pelo usuário e como usar?
UGC são conteúdos produzidos espontaneamente pelos usuários. Mas quais os benefícios e como utilizá-lo nas estratégias de marketing? Descubra!
UGC: o que é conteúdo gerado pelo usuário e como usar?
BuscarUGC são conteúdos produzidos espontaneamente pelos usuários. Mas quais os benefícios e como utilizá-lo nas estratégias de marketing? Descubra!
Meio & Mensagem
1 de dezembro de 2022 - 17h00
Os conteúdos gerados por usuários (UGC) ganharam força nesse momento em que notícias falsas e desinformações são facilmente disseminadas. Para lidar com essa realidade, os consumidores se adaptam para encontrar — e criar — conteúdos relevantes e autênticos.
Isso se torna ainda mais relevante em um contexto em que as pessoas dificilmente acreditam cegamente em todas as estratégias de marketing das empresas.
Na América Latina, por exemplo, 33% dos consumidores confiam em anúncios online, como banners, segundo a Statista. No Reino Unido, apenas 10% dos usuários de internet confiam nos anúncios oriundos das redes sociais.
Por outro lado, 88% dos entrevistados confiam na recomendação de outras pessoas mais do que em qualquer outro canal.
Além disso, um estudo da Stackla apontou que 79% das pessoas dizem que o UGC tem um grande impacto em suas decisões de compra.
Portanto, reconhecer essa mudança nas atitudes do consumidor pode ser crucial para as marcas conseguirem alcançar sua audiência e gerar conversões.
User Generated Content (UGC), termo que pode ser traduzido como conteúdo gerado pelo usuário, é qualquer conteúdo criado pelos consumidores a respeito de um produto ou serviço e não pela própria marca.
Depoimentos, resenhas, comentários, classificações, fotos, vídeos e postagens em mídias sociais ou em outros canais são alguns exemplos.
Muitas vezes, esse tipo de conteúdo é visto como autêntico e confiável, pois reflete a experiência de uma pessoa comum. Logo, pode contribuir para as conversões e aumentar a credibilidade de uma marca.
Além disso, gera insights sobre as experiências de compra, que podem ser usados para melhorar a satisfação do consumidor.
No entanto, é importante lembrar que a estratégia não pode ser controlada da mesma forma que o conteúdo profissional. Há alguns riscos envolvidos, como as críticas negativas.
Se for aproveitado corretamente, o UGC pode ser benéfico para as empresas, devido às vantagens que proporciona. Conheça cada uma delas:
O UGC é feito espontaneamente pelos consumidores e é gratuito. Portanto, é uma alternativa interessante para economizar recursos financeiros e aumentar a credibilidade da marca ao terceirizar a criação de conteúdo para os clientes.
No entanto, para conquistar conteúdos positivos, é necessário, antes de tudo, oferecer bons produtos ou serviços e proporcionar uma excelente experiência ao cliente.
Quando os usuários compartilham um vídeo ou uma foto nas redes sociais utilizando um produto ou serviço, o conteúdo tem potencial para ser visto por toda a rede de contatos, o que resulta em um maior alcance da marca.
Ter várias pessoas mencionando uma marca também pode impactar positivamente nas estratégias de SEO. Afinal, quando há muitos usuários falando sobre determinado assunto, os robôs do Google entendem que aquele tema é relevante e podem priorizar o site da empresa nos resultados de busca.
A estratégia também é capaz de gerar dados valiosos sobre o comportamento do cliente e sobre a empresa.
Ao analisar o engajamento gerado por meio do UGC, as marcas podem obter insights sobre formatos mais populares entre o público-alvo para reavaliar suas estratégias de marketing e produzir materiais mais relevantes e envolventes.
Além disso, permite colher feedbacks sobre a experiência de compra do cliente para identificar acertos e pontos de melhoria.
Um dos benefícios mais poderosos do conteúdo gerado pelo usuário é a credibilidade, já que as pessoas tendem a confiar mais na opinião dos consumidores.
Quando percebem que outros compradores ficaram satisfeitos e tiveram suas dores solucionadas, se tornam mais propensos a confiar na marca e realizar uma compra também.
O compartilhamento de conteúdos de usuário contribui para a criação de uma comunidade em torno de um produto, serviço ou marca.
Isso porque, quanto mais feedbacks a empresa recebe, mais os usuários são encorajados a submeter seus próprios conteúdos e interagir uns com os outros.
Desta forma, as marcas podem fomentar um senso de conexão e de pertencimento entre sua audiência. Já essa conexão com o público favorece a fidelização dos clientes.
Os conteúdos gerados por usuários influenciam na jornada de compra do cliente e servem como uma prova social de que vale a pena pagar por determinado produto ou serviço.
De acordo com pesquisa da Capterra, 52% dos consumidores entrevistados leem avaliações de produtos antes de realizar uma compra.
Além disso, 53% deles consideram os reviews online como a fonte de informação confiável, à frente da opinião de amigos (9%) e até de especialistas (26%). Portanto, é um recurso importante para a tomada de decisão.
As empresas utilizam o UGC para aumentar a conscientização e o engajamento do público, além de expandir o alcance da marca e gerar mais conversões. Para isso, é possível adotar a estratégia por meio de diferentes formatos e usos:
As redes sociais são ótimas ferramentas para criar uma estratégia de UGC devido ao potencial de alcance e ao engajamento.
Para incentivar a criação desse tipo de conteúdo, as marcas precisam criar as condições ideais. Por exemplo, escolher uma hashtag personalizada, fazer perguntas, criar desafios ou oferecer premiações, como descontos, vale-presente ou frete grátis.
Além de ser uma forma de impulsionar a geração de conteúdo e coletar material, as campanhas e os eventos ajudam a gerar buzz para a marca.
É possível, por exemplo, realizar uma festa para o lançamento de um produto, repleta de locais instagramáveis, com cenários criativos para que o consumidor registre o momento e compartilhe nas redes sociais.
No ambiente digital, uma possibilidade é criar campanhas nos perfis da empresa em datas especiais, como Dia das Mães, Natal, aniversário da marca, entre outros.
Em situações como essas, é comum que as pessoas tirem fotos, gravem vídeos ou façam textos para participar do evento e não ficar de fora do momento.
As avaliações geradas pelo usuário também são uma forma de UGC. A ferramenta fornece um feedback direto e honesto sobre o produto ou serviço a partir da perspectiva do consumidor.
Para adotar essa estratégia, é possível recorrer a duas frentes:
– utilização de softwares de gestão de reviews e avaliações online, como Trustvox.
– parceria com criadores de conteúdos que compartilham reviews em sites ou redes sociais.
O fórum de perguntas e respostas é um espaço pelo qual os clientes e a marca podem se comunicar. Além de ser útil para tirar dúvidas, também incentiva a troca de ideias entre usuários, que podem interagir respondendo as perguntas uns dos outros.
Muitas empresas já utilizam UGC em suas estratégias de marketing digital. Conheça, a seguir, alguns exemplos de sucesso:
Em 2011, a Coca-Cola criou a campanha “Compartilhe uma Coca-Cola” e imprimiu mais de 150 nomes femininos e masculinos nas embalagens do refrigerante na Austrália. O intuito do evento era inspirar as pessoas a compartilharem momentos com pessoas queridas.
A ideia viralizou e inúmeros consumidores começaram a registrar fotos das suas garrafas e latas personalizadas e compartilhá-las nas redes sociais com a hashtag #ShareaCoke.
A empolgação rapidamente atingiu 80 países e se transformou em uma das maiores campanhas de UGC.
No mês de dezembro, a Starbucks costumava lançar a competição #RedCupContest nos Estados Unidos e Canadá, que premiava com um vale-presente os fãs que compartilhavam as fotos mais criativas de seus copos vermelhos.
Em 2016, os clientes foram convidados para criar seus próprios designs de copos e compartilhá-los no Instagram e Twitter. As melhores artes foram utilizadas para servir bebidas em seis países.
A GoPro, marca de câmeras fotográficas, tornou- se conhecida nos últimos anos por fornecer imagens de alta qualidade por meio de equipamento compactado, algo ideal para prática de atividades esportivas, como surf, skate, escalada, entre outros.
E um dos recursos que utiliza na divulgação dos seus produtos é justamente os conteúdos gerados por usuário. Em suas redes sociais, a empresa costuma compartilhar imagens e vídeos criados pelos consumidores que utilizam o produto.
Para rastrear mais facilmente as imagens dos clientes, a GoPro utiliza a hashtag #GoProFamily.
Outro exemplo é a marca Desinchá, que sempre reposta as publicações dos consumidores em suas redes sociais, quando é marcada.
Essa ação pode contribuir para que mais clientes tenham vontade de aderir ao movimento e compartilhar um pouco da sua rotina e estilo de vida.
Durante a Black Friday 2022, além de republicar os conteúdos dos usuários, a marca aproveitou para inserir elementos visuais referente a campanha e adicionar links de acesso à promoção.
Além disso, em 2019, a marca lançou o desafio #horadochá, no TikTok, que atraiu mais de 10 milhões de visualizações e levou tiktokers a produzirem mais de 900 conteúdos organicamente.
A Adobe é um exemplo de marca que utiliza o conteúdo gerado pelo usuário para demonstrar como seu produto pode ser utilizado.
Por meio da hashtag #adobe_perspective, os designers podem compartilhar seu trabalho de edição e, assim, mostrar aos outros usuários o que o software de edição de imagem é capaz de fazer.
Além de desenvolver campanhas que impulsionam esse tipo de conteúdo e criar hashtags exclusivas, também é possível recorrer a ações mais simples.
É comum, por exemplo, encontrar marcas que simplesmente fixam em seus Stories os conteúdos dos usuários, como:
– feedbacks de clientes;
– imagens e vídeos de consumidores utilizando os produtos;
– receitas criadas a partir dos itens da marca, geralmente no caso de empresas do setor alimentício;
– fotos de antes e depois (comum para serviços e produtos de beleza, por exemplo).
O User Generated Content (UGC) é um termo usado para descrever qualquer tipo de conteúdo criado pelos consumidores e compartilhado online, como fotografias, vídeos, textos, memes e resenhas.
É uma ferramenta com bastante potencial para as empresas, pois quando utilizada corretamente é capaz de demonstrar confiabilidade, fortalecer as relações com os clientes, impulsionar o engajamento, aumentar o reconhecimento da marca e ampliar o alcance da empresa.
Para aproveitar essa estratégia, as marcas podem incentivar os consumidores a compartilharem fotos ou vídeos utilizando os produtos, criar concursos e campanhas nas redes sociais, além de permitir que os clientes coloquem resenhas ou façam perguntas e respostas no site.
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