Aldo Costa amplia escopo na Renault
Executivo assume como diretor comercial, tornando-se responsável por marketing, vendas e pós-vendas

Aldo Costa Jr, diretor comercial da Renault (Crédito: reprodução)
Há 23 anos trabalhando no Renault Groupe, Aldo Costa Jr. está assumindo novas funções na companhia.
Desde agosto de 2023 como diretor de marketing, o executivo tornou-se diretor comercial da operação brasileira, o que implica em se responsabilizar por marketing, vendas e pós-vendas. Além disso, o executivo entrou para o comitê da Renault Geely do Brasil.
A mudança é consequência de uma rearquitetura organizacional a partir da joint venture entre o Renault Groupe e a Geely no Brasil, anunciada em novembro.
Antes, todos os diretores comerciais (marketing, venda, pós-vendas e vendas para frotas) respondiam diretamente ao CEO, Ariel Montenegro.
No entanto, com a joint-venture, Montenegro passa a cuidar das duas business units e a estrutura foi simplificada para desafogar o executivo. Assim, a Renault Geely Brasil passa a ter apenas dois diretores comerciais, Aldo Costa Jr pela Renault e Alex Cheng, pela Geely, que se reportam ao CEO.
Novo target
Sob sua responsabilidade, Costa terá uma equipe de aproximadamente 300 pessoas. E analisa o ano da Renault até aqui: “Tivemos um ano bastante positivo, dentro de um contexto difícil para a indústria, em termos de uma macroeconomia não muito favorável, assim como com a entrada de novos players, elevando a concorrência e a pressão comercial”.
Ainda assim, ele considera que a Renault conseguiu dar continuidade a um plano estabelecido de lançamentos e orientação estratégica, com maior foco em valor dos produtos e na sustentabilidade do negócio. “Colocamos na rua um lançamento superimportante, como o Boreal, feito agora no Salão do Automóvel, com uma campanha grande para comunicar um reposicionamento da marca e já falando sobre 2026. As perspectivas são bem boas”.
Segundo Costa, a companhia até então estava mais focada no segmento de entrada e numa oferta para um público que toma decisões mais sob o motor racional. Recentemente, no entanto, e com um portfólio inaugurado pelo Kardian, tem se dedicado mais ao segmento premium, com propostas mais emocionais e aspiracionais, para consumidores que valorizam design e tecnologia.
“Estamos indo paraum nível de exigência e sofisticação maior, com drivers de decisão de compra diferentes. Quando fizemos pesquisa com clientes do Kardian, já afirmavam que escolheram mais por design e tecnologia do que preço”, diz.