Um desejo eterno pelo cinema
O diretor de criação da agência Kindle, Inácio Ramos, revela como lida com a publicidade sem abrir mão da paixão pela produção cinematográfica
O diretor de criação da agência Kindle, Inácio Ramos, revela como lida com a publicidade sem abrir mão da paixão pela produção cinematográfica
Meio & Mensagem
17 de março de 2014 - 8h07
Por Carolina Cestari
Filme: Nebraska (Alexander Payne)
Prato: massa (lasanha é a preferida)
Time: Flamengo
Música: Não Vou Me Adaptar (Nando Reis)
Viagem: França
“Quando eu crescer, ainda quero ser um diretor”, afirmou em uma ocasião o diretor Steven Spielberg. Deve ser mais ou menos essa a sensação que move o diretor de criação da Kindle. Embora tenha se formado em cinema, Inácio Ramos optou pela publicidade. Porém, manteve consigo as referências artísticas da grande paixão que nutre pela sétima arte. Do primeiro trabalho em uma locadora de vídeos ao estágio em comunicação social e depois como profissional, o carinho pelo cinema nunca deixou de fazer parte do repertório do publicitário (e cineasta). “Posso dizer que o cinema me levou à publicidade e a publicidade me permitiu fazer cinema”, diz. O publicitário também fez uma incursão pelo jornalismo, sem concluir a faculdade. O fato é que foi o acesso ao mercado publicitário que lhe permitiu a conclusão do curso na faculdade de cinema. Na telona, dirigiu cinco curtas-metragens que participaram de festivais pelo Brasil.
Um dos projetos mais marcantes na carreira do publicitário foi sua participação na Bienal do Livro do Rio de Janeiro no ano passado. “Sempre visitei a Bienal do Livro. Mas, ir ao evento e ver meu trabalho na exposição foi muito recompensador”, assume. Na bagagem, contabiliza trabalhos para a Olimpíada de Londres em 2012, para a Copa das Confederações em ação do canal SporTV, para a edição deste ano do RioContentMarket e ainda campanhas de moda de marcas como a Fórum.
Ramos trabalha na publicidade desde 1994 e, ao longo dos anos, foi diretor de arte e supervisor de criação na Doctor Propaganda, quando recebeu prêmios em diversas categorias; fez projetos para contas como Nokia, Sony Ericsson e Subway, as quais compunham seu portfólio no Grupo Rai de Comunicação; e realizou mais campanhas como diretor de arte na Casa da Criação. O publicitário também é um dos fundadores da Cooperativa do Cinema Fora do Eixo.
Sobre o trabalho atual, Ramos afirma que a Kindle “é uma agência com profissionais dispostos a colocar o trabalho na rua, uma equipe atualizada e que sempre está à procura da solução mais criativa”. Entre os projetos futuros, está a meta de se dedicar à sua real paixão, o cinema, com foco em roteirização.
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